O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Salvador ficou entre as 3 capitais onde o partido obteve mais votos no Brasil nas eleições municipais de 2024. Kleber Rosa, candidato da chapa majoritária do partido, garantiu 10,43% dos votos da população soteropolitana.
O ranking demonstra uma conquista histórica para o PSOL de Salvador: pela 1ª vez, o partido ficou em 2º lugar entre as opções dos eleitores na capital baiana. Além disso, o grupo foi capaz de derrotar o candidato representante da base governista e atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB).
Outra importante conquista foi a ampliação do partido na Câmara de Vereadores: a sigla dobrou a representação com a eleição de Eliete Paraguassu (PSOL), 1ª vereadora quilombola da cidade, marisqueira de Ilha de Maré, e ativista da luta contra o racismo ambiental, e a eleição do professor e liderança Hamilton Assis, que farão parte da bancada do PSOL de Salvador, a partir de 2025, para representar e defender as pautas sociais que mais afetam a população da capital baiana.
“Essa conquista não é apenas do PSOL, mas de todas as pessoas que acreditam na possibilidade de construção de uma cidade mais igualitária, que combata o racismo, à LGBTfobia, que promova justiça social, que preserve as nossas áreas de proteção ambiental. O resultado das eleições para nós foi histórico e expressa um movimento contrário ao conservadorismo e retrocesso, que, infelizmente, estão tão presentes em um sistema político polarizado em que estamos vivenciando. A população de Salvador optou em votar na verdadeira esquerda ”, agradece Kleber Rosa.

