Salvador, 26/11/2025 21:06

Opinião

CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS – O ALFABETO NAVAL – BANDEIRAS DE COMUNICAÇÃO MARÍTIMAS – INTERNATIONAL SIGNAL CODE – THE NAVAL ALPHABET – MARITIME COMMUNICATION FLAGS4

Porto de Santos - Divulgação
Porto de Santos – Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

O ASSUNTO SERÁ DESCRITO NÃO PARA ATENDER O PROFISSIONAL DA ÁREA MARÍTIMA, MAS PRINCIPALMENTE PARA ENRIQUECER A CURIOSIDADE DOS AFICCIONADOS EM MATÉRIAS RELACIONADAS AO TEMA.

O AVANÇO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DE SOBREMANEIRA SE ESTRIBA NAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELO PERPETUAR CIVILIZATÓRIO. O SER HUMANO FOI EVOLUINDO EM SUAS SOLUCÕES PELA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE. ASSIM FOI NO DESLOCAMENTO MARÍTIMO. DO REMO PASSAMOS A VELA, AO VAPOR, AO PETRÓLEO ATÉ A PROPULASÃO NUCLEAR. DA MESMA FORMA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES ENTRE NAVIOS SEGUIRAM ESTA TRAJETÓRIA. DOS SINAIS DE BANDEIRA E SONOROS, ATÉ A FONIA E POSIÇÕES POR SATÉLITE. VAMOS ENTÃO FOCAR NA COMUNICAÇÃO REALIZADAS POR BANDEIRAS DE SINAIS.

NOS PRIMÓRDIOS DA NAVEGAÇÃO AS BANDEIRAS HASTEADAS NO CIMO DO MASTRO PRINCIPAL, ALÉM DE REPRESENTAR O PODERIO DE UM IMPÉRIO OU REINO, TRANSMITIAM INFORMAÇÕES DE UM NAVIO PARA OUTRO. PRINCIPALMENTE EM UM CENÁRIO DE COMBATE. MAS APENAS EM 1855 OBTEVE A CONFIGURAÇÃO ATUAL. COM OS TRABALHOS SENDO CONDUZIDOS PELA CÂMARA BRITÂNICA DE COMÉRCIO.

APÓS DIVERSOS AJUSTES ENTRE OS PAISES POSSUIDORES DAS PRINCIPAIS MARINHAS MERCANTES DO GLOBO, O C.I.S (CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS) ALCANÇOU SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL EM 1988 SOBRE A ÉGIDE DA IMO – INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION.

O C.I.S É CONSTITUÍDO DE 26 BANDEIRAS ALFABÉTICAS, 10 NÚMERICAS, 3 SUBSTITUTAS, E UM GALHARDETE DE CÓDIGO OU RECONHECIMENTO.

ALGUMAS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA LETRAS E SEUS SIGNIFICADOS

AC – Estou a abandonar o meu navio

AN – Preciso de um médico

AM – Preciso de um médico

BR – Necessito de um helicóptero

CD – Peço assistência imediata

DV – Estou à derivaEF

FA – Pode fornecer-me a minha posição?

GW – Homem ao mar. Execute a sua recolha

JL – Corre o risco de encalhar

NC – Estou em perigo e peço assistência imediata

PD – As suas luzes de navegação não são visíveis

PP – Mantenha-se bastante afastado de mim

QD – Estou a deslocar-me para vante

QT – Estou a deslocar-me para ré

QU – Fundear não é permitido

QX – Solicito autorização para fundear

RU – Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade

SO – Deve parar o seu navio imediatamente

UM – O porto está fechado ao tráfego marítimo

UP – Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades

YU – Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais

ZL – O seu sinal foi recebido mas não compreendido

DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A COMUNICAÇÃO ENTRE NAVIOS EM ALTO MAR E TERRA EXPERIMENTAVA AVANÇOS CONSIDERÁVEIS. INCLUSIVE O SISTEMA DE RADAR DAVA SEUS PRIMEIROS PASSOS ENTRE AS PRINCIPAIS MARINHAS BELIGERANTES. ENTRETANTO, MESMO COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS OS SINALEIROS DESEMPENHAVAM FUNCÕES FUNDAMENTAIS A BORDO. PRINCIPALMENTE QUANDO O SILÊNCIO DE RÁDIO ERA IMPOSTO.

SINALEIRO A BORDO DO CRUZADOR PESADO PRINZ EUGEN SINALIZA PARA O COURAÇADO BISMARCK ANTES DO ENGAJAMENTO EM COMBATE CONTRA NAVIOS DA ROYAL NAVY

AS BANDEIRAS DO C.I.S NÃO APENAS SÃO USADAS NA CODIFICAÇÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS MAS TAMBÉM EMBANDEIRAM EM DATAS MAGNAS, CONFORME A TRADIÇÃO DE CADA PAÍS, OS MASTROS DAS EMBARCAÇÕES.

OS DIAS DE EMBANDEIRAMENTO NO BRASIL SÃO:

DE GRANDE GALA – 7 DE SETEMBRO E 15 DE NOVEMBRO

DE PEQUENA GALA – 1º DE JANEIRO, 21 DE ABRIL, 1º DE MAIO, 19 DE NOVEMBRO, 25 DE DEZEMBRO E 28 DE DEZEMBRO ( DIA DA MARINHA MERCANTE)

EM FUNERAL – 2 DE NOVEMBRO

TAL SHIP EMBANDEIRADO EM MOMENTO FESTIVO, - PORTO DESCONHECIDO

                CT PIAUÍ  (D-31) EMBANDEIRADO EM PARADA NAVAL

LÂMPADAS DE SINALIZAÇÃO TAMBÉM SÃO USADAS PARA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS. OUTRO ASSUNTO, PARA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.

JOSEMAR

ECONOMISTA – CORECON 2065

Foto Marinha do Brasil/via Fotos Publicas

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade