Salvador, 14/01/2026 02:10

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Carlos Muniz defende participação do governo da Bahia na gestão do transporte público de Salvador

Carlos Muniz
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), defendeu que o governo da Bahia atue em parceria com a prefeitura de Salvador na gestão do transporte público da capital baiana.

“Tudo aquilo que venha a favorecer o povo de Salvador e da Bahia, nós temos interesse em ajudar. Em relação a ponte Salvador e Itaparica, eu acho que está mais complicado, mas eu tenho certeza que a entrega do VLT para o povo de Salvador, principalmente para o povo de Subúrbio, será algo viável, então terá todo o apoio da Câmara Municipal, não só de mim, presidente da Câmara, mas de toda a Câmara Municipal”, disse. 

“Porque todos nós temos o pensamento de que o que venha a favorecer o povo de Salvador iremos apoiar. Então é um sistema de transporte que com certeza vai beneficiar o povo, principalmente do Subúrbio de Salvador, que tem deixado a desejar com a retirada dos trens sem o transporte daquele monte que existia, que era o trem”, emendou. 

“O que eu fico preocupado é com o transporte público todo em si. Se tem um transporte público muito degradado em relação. Em relação aos ônibus, transporte público caro, transporte público que não funciona, só que quando você faz a união de todos eles e você faz a divisão de valores em relação à cobrança que é feita nas passagens de ônibus, o sistema de transporte de ele fica muito desejado”, acrescentou. 

“Qual é o meu receio? Que venha mais transportes e mais transportes e que eles passem a piorar em relação ao atendimento. Não é nem a  arrecadação, é o atendimento, porque ele já é ruim, só que é ele que abastece todo o sistema de transporte, como o metrô vai abastecer o VLT, vai abastecer todo o sistema de transporte. E se complicar mais o que está, pode ter certeza que isso aí complica, vai complicar o metrô, vai complicar o VLT. Vai complicar tudo e as pessoas acham que com isso vão ganhar na realidade e vão perder. O sistema tem que estar bom como um todo”, pontuou. 

“O sistema de transporte de Salvador não vive sem subsídio, só que a prefeitura não tem condições de fazer esse subsidio  ela sozinha. Acho que o governo do estado tem que participar principalmente em relação a cobrança de ICMS de combustível, não se pode cobrar de quem não pode pagar e hoje o povo de Salvador, o povo que utiliza o transporte público, principalmente o ônibus de Salvador, está pagando por um ICMS caro em relação ao combustível, em relação à compra de insumos e a compra dos veículos. Quando você faz isso você encarece a passagem. Então eu acho que o governo do estado tem que ter a participação dele para que a gente possa ter um transporte público de qualidade”, finalizou.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade