O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, afirmou nesta quinta-feira (15) que acredita na vitória do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda no primeiro turno das eleições deste ano. A declaração foi dada durante a Lavagem do Bonfim, em Salvador, e reforça o discurso de aliados que apostam na força eleitoral do atual chefe do Executivo estadual.
Segundo Carballal, o principal diferencial de Jerônimo é sua trajetória pessoal e a identificação com a população baiana. “Eu acho que o governador vai ganhar a eleição no primeiro turno, primeiro porque ele tem a cor do povo, o cheiro do povo, a cara do povo e o sentimento que o povo tem. Ele conhece exatamente a realidade do nosso povo”, afirmou.
O dirigente destacou que a experiência de vida do governador contribui para a forma como conduz a gestão. “Ele andou em casas que faltavam infraestrutura, teve acesso à educação difícil, à saúde difícil, e conseguiu vencer. Ele sabe como o povo necessita para também conseguir vencer. Então, eu acho que isso é o seu principal diferencial”, completou.
Carballal também comentou as especulações sobre uma possível candidatura sua a deputado estadual, diante do fortalecimento de seu nome à frente da CBPM. Questionado se o movimento parte de um desejo pessoal, ele evitou cravar qualquer decisão e afirmou que sua posição política está subordinada ao projeto do governador.
“Eu acho assim: o padeiro faz pão, o pedreiro constrói casas, o ferreiro trabalha com ferro e político é candidato. Agora, antes de eu ser político, eu sou soldado do governador Jerônimo, eu sou liderado do governador Jerônimo”, disse. Segundo ele, qualquer passo eleitoral será dado apenas após orientação direta do chefe do Executivo. “Qualquer movimento que eu farei, farei com base no projeto que ele determinar. Quem conduz o meu posicionamento acerca desse pleito eleitoral é o governador Jerônimo”, afirmou.

