Um capitão da Polícia Militar da Bahia morreu após reagir a uma tentativa de assalto na noite de quinta-feira (15), na avenida Lafayete Coutinho, conhecida como avenida Contorno, em Salvador. Segundo a PM, um dos suspeitos também morreu após a troca de tiros, enquanto um segundo envolvido conseguiu fugir.
A vítima foi identificada como Osniésio Pereira Salomão, 37, capitão lotado na 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi). Além da carreira na corporação, ele era fundador do Boteco do Salomé, um dos bares mais conhecidos do bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário da capital baiana.
De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 20h, quando o oficial seguia para uma festa privada na região. Imagens de uma câmera instalada em um veículo que trafegava pela via registraram o momento em que Salomão é abordado por dois homens. Ele teria reagido ao assalto e acabou atingido por disparos.
O capitão chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, mas não resistiu aos ferimentos. Um dos suspeitos, identificado como Vitor Souza da Silva, 22, morador do bairro Nordeste de Amaralina, também morreu no local. Com ele, foi apreendido um carregador de pistola municiado. O segundo suspeito fugiu.
Após o episódio, o policiamento na avenida Contorno e em áreas próximas foi reforçado. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca identificar e localizar o suspeito foragido.
Oficial da turma de 2010, Salomão havia ocupado o cargo de subcomandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (Gêmeos). Ele era casado e deixou duas filhas.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Polícia Militar lamentou a morte do capitão e afirmou que ele “construiu sua história na corporação pautado pelo compromisso com a missão policial, pelo respeito à tropa e à sociedade baiana”. A instituição destacou ainda características de liderança e dedicação ao longo da trajetória profissional do oficial.
Também pelas redes sociais, o Boteco do Salomé informou que ficará fechado por tempo indeterminado. Em mensagem de despedida, o estabelecimento descreveu o fundador como “amigo e alma do boteco”, ressaltando sua relação próxima com clientes e moradores da região.

