Salvador, 12/02/2026 17:31

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Campo Grande recebe abertura do Carnaval com grandes nomes do samba e arrastão com Xanddy Harmonia

Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A abertura oficial do Carnaval de Salvador 2026 será marcada por emoção, tradição e muito samba. O pontapé inicial da festa, cujo tema este ano é “O Samba Nasceu Aqui”, acontece nesta quinta-feira (12), às 18h, no Campo Grande, com o espetáculo “A Rota do Samba”, sob direção da multiartista soteropolitana Larissa Luz e produção da Join Entretenimento.

O show reunirá grandes nomes da música, como Nelson Rufino, Batifun (com participação de Fernando Rufino), Mariene de Castro, Malê Debalê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes. A apresentação será finalizada com um arrastão comandado por Xanddy Harmonia.

O espetáculo conduzirá o público através de uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do samba, em blocos temáticos que vão retratar a força das mulheres na construção do gênero, o legado de compositores e os desdobramentos que deram origem ao samba-reggae e o pagodão. Ao longo da apresentação, encontros inéditos e homenagens conduzirão o público por uma linha do tempo que tem como ponto de partida o Recôncavo baiano.

“Falar sobre samba tem um significado muito profundo para mim. É um gênero que atravessa a minha formação artística e pessoal. Já puxei samba-enredo, já vivi Elza Soares no teatro, sempre me relacionei intensamente com o samba-reggae, desde o Araketu, e já gravei com as Ganhadeiras de Itapuã”, diz Larissa, sobre o espetáculo.

A vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, lembra que a abertura é apenas o início de uma programação ampla e diversificada. “A abertura será marcada por uma grande homenagem ao samba, celebrando a ancestralidade, a força do nosso povo e as raízes que sustentam a identidade de Salvador. O Carnaval é cultura, arte, movimento; é o povo na rua celebrando, mas também é geração de emprego, renda e desenvolvimento para a nossa cidade. Esperamos receber mais de um milhão de turistas, impulsionando ainda mais a economia e fortalecendo Salvador como destino cultural e turístico”, afirmou.

A expectativa é de que a capital baiana receba cerca de 1,2 milhão de turistas durante o período oficial de festejos e alcance uma movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local, com a geração de mais de 250 mil empregos.

A programação do Carnaval conta com mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e outras 520 apresentações distribuídas entre palcos temáticos e bairros, ampliando o alcance da festa para além dos percursos tradicionais.

Programação – Após a abertura oficial no Campo Grande, a programação do Circuito Osmar (Centro) na quinta continua com uma sequência de blocos e atrações. Entre os desfiles previstos, estão Gilmelândia, La Fúria, Luiz Caldas, Alexandre Peixe, Daniela Mercury, Jau, Uel Cantor, Alobêned, Escandurras, Sambaiana e Chicana, além do Trio Comcar.

A programação também conta com bandas como A Mulherada e Bankoma, além de blocos e projetos especiais, como Alerta Geral, com Fred Gramacho, Swing de Fora, Anderson Bombom, Davi e Arlindinho; Pagode Total, com É o Tchan; Amor e Paixão, com Nelson Rufino, Batifun e Eduardinho Fora da Mídia; Proibido Proibir, com Samba Trator, Eduardo Duller e Fuzukda; e Samba & Folia, com TDN, Samba&Suor e Samba Top.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
BANNER CAMAÇARI JANEIRO DE 2025