A Câmara Municipal de Salvador realizará uma Sessão Especial em homenagem ao cinquentenário do 12º Grupo Escoteiro Duque de Caxias. A solenidade, proposta pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), ocorrerá no dia 21 de outubro, às 18h, no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino.
A celebração visa reconhecer a relevância do movimento escoteiro na formação de cidadãos. O grupo foi fundado em 21 de setembro de 1975 pelo Padre Luís Belopede, na Igreja Cosme Damião, no bairro da Liberdade, e hoje está sediado no Cabula, com o apoio do 19º Batalhão de Caçadores.
“Homenagear o 12º Grupo Escoteiro Duque de Caxias é um ato de reconhecimento da Câmara Municipal de Salvador a um trabalho que vai muito além do lazer ou da aventura. É uma escola de vida que, com base em valores como o servir ao próximo, tem moldado gerações de jovens e adultos em nossa cidade. O Duque de Caxias é um exemplo vivo da pedagogia do bem, que ensina a construir, dia após dia, um futuro melhor”, ressalta Sílvio Humberto.
Sobre o Duque de Caxias
Ao longo de cinco décadas, o Duque de Caxias tem se destacado por incorporar em suas atividades a cultura escoteira de servir o melhor possível, além de promover valores como espiritualidade, patriotismo e uma pedagogia de trabalho que molda o caráter de jovens, crianças e adultos em Salvador.
Desde a sua primeira patrulha, o grupo tem mantido viva a tradição e o espírito de dedicação, fruto do esforço contínuo de chefes, famílias e amigos que construíram e mantiveram o projeto ao longo dos anos.
Desde a sua primeira patrulha, a “Leão”, o grupo tem mantido viva a tradição e o espírito e dedicação, fruto do esforço contínuo de chefes, famílias e amigos que construíram e mantiveram o projeto ao longo dos anos.
