Salvador, 06/12/2025 00:15

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Região Metropolitana

Camaçari lança Comitê de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Foto: Divulgação
edvaldo

Compartilhe:

google-news-follow

A Prefeitura de Camaçari deu mais um passo no enfrentamento à violência de gênero ao lançar, nesta sexta-feira (5), o Comitê de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A iniciativa, articulada pela Secretaria da Mulher (Semu), foi apresentada durante reunião na sede da pasta e reuniu autoridades civis e militares, empresários, representantes religiosos e lideranças comunitárias.

A secretária da Mulher, Branca Patrícia, destacou que a criação do comitê representa um movimento decisivo para a construção da paz e para a quebra do ciclo da violência. “Não existe falar em enfrentar a violência sem envolver os homens nesse debate. Num momento em que o país registra índices alarmantes de agressões contra mulheres, a Semu propõe este espaço para conscientização. Estamos reunindo homens de diferentes segmentos para construir um fórum permanente”, afirmou. Segundo ela, os encontros serão mensais, com foco no fortalecimento de políticas públicas integradas de acolhimento e prevenção.

O lançamento integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data também antecede o Dia do Laço Branco, celebrado neste sábado (6), dedicado à mobilização masculina pelo fim da violência contra as mulheres.

Durante o evento, o juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Camaçari, André Goma, reforçou a simbologia do Laço Branco, lembrando o episódio ocorrido no Canadá que originou o movimento. “Um agressor entrou em uma sala de aula, pediu que os homens saíssem e matou 14 mulheres. Isso evidenciou a urgência do envolvimento masculino no enfrentamento dessa realidade. Ser o ‘leão da casa’ não é controlar ou dominar, é proteger e cuidar”, afirmou, ressaltando que o maior desafio é promover mudança cultural e fortalecer a articulação entre os órgãos responsáveis.

O comitê nasce como um espaço de diálogo, formação e mobilização masculina, voltado à construção de políticas públicas conjuntas e à difusão de uma cultura de não violência. A proposta é que os integrantes atuem de forma ativa na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher em Camaçari.

Para Victório Dolfi, representante do setor empresarial no comitê, a iniciativa tem impacto direto no desenvolvimento social do município. “Essa ação é importante não só para as mulheres, mas para toda a sociedade. Mulheres que se recuperam dos impactos da violência — psicológicos, profissionais e sociais — tornam-se uma força a mais para Camaçari”, afirmou.

O evento contou ainda com intervenção artística do poeta e diretor Ivanildo Antônio e a presença do secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do chefe de gabinete, Carlos Santos, dos vereadores Luizão, Kaique Ara e João Dão, além de representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Tags: Camaçari
edvaldo
Jornalista. Formado pela UCSal, atua nas editorias de política e cultura. Tem passagens pelo A TARDE, Bnews, Rádio Sociedade da Bahia e outros veículos, baianos e nacionais.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade