O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), revelou, nesta sexta-feira (13), que a previsão de início das obras do teleférico do Subúrbio é para o primeiro semestre de 2025, logo após o resultado da licitação.
Bruno afirmou que o projeto do transporte, que ligará o Subúrbio à região de Pirajá, está sendo concluído. Sobre o túnel subterrâneo entre o Campo da Pólvora e o Comércio, o prefeito disse que a ideia voltou para a gaveta por causa do alto custo da obra.
“Tem o teleférico do Subúrbio, recursos assegurados, projeto sendo concluído e, assim que concluir o projeto, realizar a licitação, e assim que realizar a licitação, iniciar a obra com previsão no início de 2025. O túnel que ia levar o metro do Campo da Pólvora para o Comércio, ele tinha a expectativa de R$ 200 milhões de investimento. Diante da dificuldade, porque ali é uma área tombada, ao dinamitar as estruturas embaixo, tem que ser uma tecnologia muito mais cara, aumentou para R$ 420 milhões. Deixou ele aqui na prateleira, o projeto está pronto, mas a Prefeitura sozinha, ou com financiamento, é muito investimento”, explicou Bruno.
BRT no Subúrbio
Bruno ainda disse que existe uma previsão de estender o BRT até o Subúrbio, no bairro do Lobato, em um percurso já planejado pela gestão.
“Sobre o BRT, ali na Pinto de Aguiar, passando pela Gal Costa, chegando a Pirajá e descendo no Lobato, ali tem mais um tramo do BRT. Ali na Orlando Gomes, na 29 de Março, o governo do Estado diz que vai fazer o VLT. Aí tem outra previsão, que é pela Magalhães Neto, Luís Eduardo, San Martin, chegando à Cidade Baixa. Tem previsão de chegar o BRT à Cidade Baixa e ao Subúrbio”, afirmou.

