O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (13) que o primeiro dia oficial do Carnaval reuniu 1,25 milhão de pessoas nos circuitos da capital baiana. Segundo ele, o número representa recorde para a abertura da festa.
Em coletiva de imprensa pela manhã, o prefeito detalhou a distribuição do público nos principais circuitos.
“Ontem nós tivemos 1 milhão 250 mil pessoas no Carnaval de Salvador, Barra-Ondina 630 mil pessoas, no Campo Grande quase 500 mil e 164 mil lá no Batatinha, um recorde para o primeiro dia de carnaval. Confesso a vocês que já há uma preocupação em relação aos outros dias, porque a gente tem um número maior de pessoas na cidade, mas nos preparamos para isso, as equipes estão todas mobilizadas, hoje já fizemos uma reunião para ajustes dos problemas que sempre tem”, afirmou.
O gestor disse que a estimativa pode ser ainda maior, considerando foliões que não passam pelas contagens oficiais e o público nos bairros.
“Ontem tínhamos acumulado um milhão de 250 mil pessoas, mas bote aí que 10% pelo menos não passa pelas revistas, estão no circuito e tal e tal, então ontem vi até o todo nos bairros também que não são registrados, um milhão e meio de pessoas. Esse número com certeza entre hoje e amanhã ele chega a 2 milhões de pessoas”, declarou.
Segundo Bruno Reis, o aumento do público amplia o desafio da gestão municipal na oferta de serviços como limpeza, saúde, transporte e segurança.
“E aí é mais gente para poder a gente cuidar, oferecer os serviços públicos, mas já deu certo, vai dar tudo certo, muito otimista, muito feliz com o resultado do Carnaval”, disse.
Chuva e previsão
O prefeito também comentou a previsão do tempo para os próximos dias de folia. De acordo com ele, houve registro de chuva nas últimas horas, mas sem impacto significativo na programação.
“Choveu um pouquinho ontem, hoje já choveu 14 milímetros, ainda deve chover mais uns 20, 21 milímetros durante o dia, até essa preocupação a gente tem que contar com a ajuda de São Pedro, mas serão chuvas esparsas, nada com maior intensidade, há um outro fenômeno meteorológico aí que está sendo acompanhado, mas essa é a previsão do Carnaval e com fé em Deus, temos ainda mais cinco dias de muita alegria e vamos fechar Carnaval com chave de ouro”, afirmou.
A prefeitura mantém equipes mobilizadas para monitoramento meteorológico e ajustes operacionais ao longo da programação, diante da expectativa de crescimento do público até o fim da festa.
