O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Progressistas), declarou nesta quinta-feira (30) que considera o PSDB o “maior” entre seus aliados e expressou seu desejo de contar com o apoio da legenda nas eleições de 2026. A declaração foi feita um dia após o PSDB oficializar sua fusão com o Podemos, movimento que, segundo o prefeito, representa um passo importante para a formação de uma federação política.
Bruno Reis comentou que o PSDB e o Podemos agora possuem mais de 40 deputados federais após a fusão, e que o próximo passo será uma possível aliança com o Solidariedade. “Ainda há uma previsão de uma federação com Solidariedade, que robustece ainda mais essa aliança”, afirmou. Para o prefeito, esse fortalecimento político será crucial para as eleições futuras, especialmente em 2026, e ele acredita que o PSDB, como maior partido da federação, será um aliado fundamental.
Em relação à Bahia, Bruno acredita que a união entre PSDB, Podemos e, futuramente, o Solidariedade, aumentará a força desses partidos no estado. “Nós queremos, já que temos o maior deles, que é o PSDB, ao nosso lado. Esperamos manter essa aliança para as batalhas futuras, em especial para o enfrentamento de 2026”, disse o prefeito.
Apesar do histórico de oposição dos tucanos aos governos petistas em nível nacional, o PSDB ocupa espaços importantes na gestão de Bruno Reis. Além disso, a sigla pode apoiar o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) em sua provável candidatura contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026. Por outro lado, o deputado Raimundo Costa, do Podemos, tem afirmado que continuará ao lado de Jerônimo, mesmo com a fusão com o PSDB.

