Salvador, 12/01/2026 13:27

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Bruno Reis celebra formalização da federação entre União Brasil e Progressistas, com foco nas eleições de 2026

Bruno Reis (20)
Politica ao Ponto
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), celebrou a formalização da federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP). A nova aliança, que passou a se chamar União Progressistas, reúne forças políticas que, segundo o prefeito, terão um papel fundamental nas eleições de 2026. Para Bruno, a união das duas legendas representa um dos maiores movimentos políticos no Brasil nas últimas duas décadas.

“Um dia histórico ontem, sem sombra de dúvidas, o principal movimento político dos últimos 20 anos no Brasil. Imagine você ter um conjunto de forças políticas que reúne 20% do Congresso Nacional. Estamos falando aqui de 14 senadores e 109 deputados federais, sendo aqui o presidente do Senado. Você tem agora seis governadores, 1.341 prefeitos, mais de 12 mil vereadores, governamos 25% das cidades do país. Esse conjunto de forças políticas vai ser decisivo nas eleições do ano que vem”, declarou.

O prefeito também ressaltou que a federação tem como objetivo fortalecer as oposições e se preparar para disputar a presidência da República em 2026. “O nosso desejo é mudar os rumos do Brasil e mudar os rumos da Bahia”, afirmou. Para ele, esse fortalecimento político passa a ter um peso significativo na sucessão nacional, com a federação agora atuando de forma unificada no Congresso, com um comando compartilhado e um programa político comum.

Bruno Reis também reconheceu que, na Bahia, pode haver resistências internas, especialmente entre membros do PP que possam não concordar em manter a oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). “O diálogo tem, da mesma forma que tivemos com o PDT, vamos ter com os quadros do PP. Caso aqueles que entendam que não devem permanecer na oposição, ou que não tenham condições de marchar na oposição, nós teremos a capacidade de compreender as posições e as limitações políticas de cada um”, explicou.

A federação União Progressistas foi oficialmente formalizada em uma cerimônia com a presença de líderes nacionais das duas legendas, consolidando uma nova força política no Brasil. A parceria vai atuar de forma coordenada no Congresso e se preparar para os desafios eleitorais de 2026.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade