O governo da Bahia lançou nesta quarta-feira (16) 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Bahia). Os editais vão contemplar mais de mil projetos culturais em todo o estado. A PNAB Bahia é do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, para execução contínua da Política Nacional Aldir Blanc, proporcionando o fomento à produção cultural em todos os 27 Territórios de Identidade.
Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância da PNAB Bahia para se criar uma política estruturante para o setor cultural da Bahia.
“A cultura é uma identidade muito forte do estado da Bahia, dos nossos povos, da população do estado como um todo. E o que nós conseguimos, agora por meio da Política Nacional Aldir Blanc foi superar da fase das leis emergenciais, como foi a Paulo Gustavo. Agora, é ter políticas estruturantes dentro de um sistema nacional de cultura, mas para políticas com caráter duradouro”, disse.
“Então é um apoio para além de segmentos que nunca tiveram acesso, muitos deles, ao recurso público, como o Hip-Hop, por exemplo, que nós hoje lançamos dois editais específicos aqui. Nós estamos fortalecendo toda uma cadeia de produção, de circulação artística, de fruição dos nossos bens culturais, fortalecendo também os equipamentos públicos de cultura do estado, com oficinas, com formação, com circulação, com a produção”, emendou.
“É isso que nós queremos, uma cultura cada vez mais viva, mais próxima do conjunto da população. Ela não pode ser um privilégio, ou algo de determinados grupos. Afinal de contas, nós somos grupos culturais, nossos territórios são cultura, e isso que nós faremos com esses 29 editais, fomentando as mais diversas linguagens artísticas e manifestações culturais de toda a Bahia”, finalizou.

