Salvador, 12/01/2026 01:13

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Bolsonaro passa por nova cirurgia abdominal após quadro de obstrução intestinal

Jair Bolsonaro (2)
Lula Marques/Agência Brasil
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, neste domingo (13), por mais uma cirurgia abdominal no Hospital DF Star, em Brasília. De acordo com boletim médico, o procedimento foi motivado por um quadro de uma obstrução parcial que dificulta a passagem de gases e fezes no trato digestivo. A condição é atribuída a aderências provocadas pelas múltiplas intervenções cirúrgicas realizadas desde o atentado a faca sofrido durante a campanha presidencial de 2018. 

A cirurgia, do tipo laparotomia exploradora, foi indicada após avaliação clínica detalhada, que apontou a necessidade de liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. “As equipes que assistem o ex-presidente optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico”, informou o boletim médico. O procedimento está sendo conduzido com acompanhamento da equipe médica que acompanha Bolsonaro desde o episódio ocorrido há quase sete anos. 

O ex-presidente sentiu fortes dores abdominais na sexta-feira (11), durante um evento político na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Inicialmente, foi atendido em uma unidade local e, em seguida, transferido de helicóptero para Natal, onde foi internado no Hospital Rio Grande (HRG). Após exames e início de tratamento clínico com jejum, hidratação intravenosa, sonda gástrica e monitoramento, os sintomas persistiram, o que levou à transferência para Brasília em uma UTI aérea. 

O médico Cláudio Birolini, responsável por tratar Bolsonaro desde o atentado de 2018, viajou até Natal na madrugada de sábado (12) para participar das decisões sobre o caso. Ele também acompanha a cirurgia e o processo de recuperação em Brasília. Segundo a equipe médica, apesar do quadro delicado, Bolsonaro está consciente, em estado estável e recebendo todos os cuidados necessários. 

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade