Salvador, 27/11/2025 11:42

Interior da Bahia

Bahia terá novos hospitais em Jacobina, Alagoinhas e Valença

IMG-20240510-WA0067
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, detalhou nesta terça-feira (4) seu plano de expansão da rede hospitalar estadual, com a previsão de inaugurar diversas unidades até 2026. Durante entrevista a um pool de emissoras, ele destacou a continuidade dos projetos iniciados na gestão anterior e a implementação de novas unidades en áreas estratégicas.

“No meu programa de governo, eu já havia coordenado o programa de governo de Rui Costa. Então, eu estava com conhecimento para entendermos qual era o desejo dele. E, quando eu assumi o meu programa de governo, estava contando que nós fechariamos a Bahia, nesse primeiro governo meu, de grandes hospitais”, afirmou Jerônimo.

Entre as unidades ja entregues, o governador mencionou o hospital de Juazeiro. Estão em andamento as construções dos hospitais de Jacobina, Alagoinhas, com previsão de entrega em agosto, eo Hospital Costa do Dendé, em Valença, cuja publicação no Diário Oficial ocorreu em 30 de janeiro. Além disso, foram entregues o hospital de Teixeira de Freitas, que atende o extremo sul do estado, e realizadas ampliações no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, e no Prado Valadares, em Jequié

Jeronimo também destacou a construção de hospitais em Serrinha, abrangendo a região sisaleira, e a maternidade de Amargosa, ambas em parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Em Itapetinga, estão sendo finalizados os detalhes para a escolha do terreno, após a identificação de problemas na área inicialmente selecionada.

O governador enfatizou a importância das policlínicas na complementação da rede de saúde. especialmente em regiões onde a população precisa se deslocs por longas distâncias para atendimento. “Tem policlínicas que atendem a região de até 400 mil pessoas. Mas, mesmo assim, completando al as 26 policlinicas, nós detectamos, em conjunto com a secretária Roberta, que estudasse onde na Bahia alguma pessoa andasse mais de 400, 500 quilômetros”, explicou.

Como exemplo, Jerónimo citou comunidades em Pilão Arcado, onde moradores percorrem até 220 quilômetros para chegar a sede do municipio. Para atender essas áreas, estão autorizadas obras de policlínicas em locais como Remanso, já em andamento, em parceria com o Governo Federal através do PAC

O governador ressaltou que, além da construção das unidades, a missão agora é garantir o custeio e a funcionamento adequado delas. Ele destacou a necessidade de um sistema de informação eficiente para que os municipios registrem corretamente os dados de vacinação e outros atendimentos. evitando lacunas nos registros de saúde.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade