O deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) comentou, nesta sexta-feira (12), por meio das redes sociais, os resultados de uma pesquisa recente de intenção de voto para o governo da Bahia. Segundo ele, os números indicariam vantagem do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) na disputa.
Maia afirmou que tem sido questionado por aliados sobre comparações com a eleição de 2022, quando pesquisas também mostravam Neto à frente e o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), acabou vencendo no segundo turno. O parlamentar, no entanto, argumentou que o cenário político atual seria distinto do de dois anos atrás.
Em sua fala, o deputado destacou o resultado apertado da última disputa. “Votaram no segundo turno 8 milhões e 470 mil baianos. Neto teve 4 milhões de votos, o Jerônimo teve 4 milhões e 470, a vantagem foi 470 mil votos”, disse.
Maia afirmou que, em 2022, havia fatores favoráveis ao então grupo governista. “Acontece que existia uma realidade diferente na eleição passada. Na eleição passada, o Rui Costa estava bem avaliado, o governo estava com muito dinheiro e o Lula estava muito forte. Agora é diferente”, declarou.
O parlamentar fez duras críticas à gestão estadual e ao governador Jerônimo Rodrigues. “Agora Jerônimo quebrou a Bahia, a Bahia está devendo e não consegue fazer obras, o governo está muito mal avaliado, o Lula não está tão forte. O pior, os baianos conheceram esta calamidade em forma de governador que atende pelo nome de Jerônimo Rodrigues”, afirmou.
Maia argumentou ainda que uma mudança de votos em relação ao último pleito já seria suficiente para alterar o resultado. “Quero dizer a vocês o seguinte, 470 mil votos foi a diferença. Se nós tirarmos 240 mil votos do lado de lá, Neto já ganhou a eleição”, disse.
Ele também declarou acreditar que o desgaste do governo pode ampliar esse movimento. “Será que alguém imagina que com esse descalabro que a Bahia está vivendo, de fila da regulação, de falta de segurança, de caos na educação, de dívidas, com tudo isso, alguém acredita que nós não tiraremos pelo menos um milhão de votos de baianos que se arrependeram em votar em Jerônimo e que agora querem mudar a Bahia?”, questionou.
Ao final, o deputado reforçou sua defesa da candidatura de ACM Neto. “Na vez passada toda a nossa campanha se baseava na personalidade desse grande político, grande, jovem político que é a ACM Neto. Agora, ao lado de ACM Neto, está também o desejo dos baianos de mudar para que a Bahia volte a ser um estado de desenvolvimento, de progresso e de trabalho que todos nós queremos”, concluiu.
