A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), confirmou nesta terça-feira (11), em entrevista à imprensa, que não poderá participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A decisão foi tomada por orientação médica, após a deputada receber alta hospitalar no último sábado (8).
Ivana estava internada na UTI de um hospital em Salvador para tratamento de colite, quadro que apresentou evolução clínica satisfatória e boa resposta ao tratamento.
“Eu não tenho condições de ir à COP30. Eu estava com passagem comprada, já com tudo certo. Tem 24 horas que eu saí do hospital e, pelo próprio clima, conforto e esforço da viagem, eu não tive alta para viajar”, explicou a parlamentar.
A deputada relembrou ainda que, no ano passado, também precisou desistir de participar da COP28, realizada no Azerbaijão, por motivos de saúde de seu pai, que estava internado à época. “Mais um ano que estou de fora, mas ano que vem venho forte para a COP31”, afirmou Ivana, demonstrando otimismo em retomar a agenda internacional no próximo ano.

