Durante a divulgação do balanço final do Carnaval de Salvador, ao meio-dia desta quarta-feira (18), no camarote da Prefeitura instalado no circuito Osmar, no Campo Grande, a vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou que a capital baiana viveu “o melhor Carnaval da história”, destacando crescimento no número de visitantes, avanço na arrecadação e fortalecimento da economia criativa.
Antes da coletiva, o prefeito Bruno Reis se reuniu com secretários e dirigentes municipais para avaliar os serviços oferecidos durante a festa. Em seguida, os dados consolidados foram apresentados à imprensa.
Conforme explicou Ana Paula, o fluxo turístico teve alta média de 15%, com aumento de 17% apenas na movimentação do aeroporto. “Salvador estava lotada, mas com circuitos equilibrados. Tivemos aumento em média de 15% de turistas, só pelo aeroporto 17% a mais. A cidade de fato está organizada e com boa experiência turística”, declarou.
A secretária informou ainda que 45 mil visitantes permaneceram ao menos sete dias na cidade, considerando também o período de pré-Carnaval, que contou com mais de dez dias de programação.
“São turistas que gastaram mais. Em média, as pessoas gastaram cerca de R$ 400 por dia, chegando a 30% a gastar mais de R$ 800 por dia. Isso significa dinheiro circulando na cidade”, afirmou.
Ela também enfatizou a avaliação positiva dos serviços municipais, como iluminação pública e transporte, além do reflexo direto no aumento da arrecadação.
“Hoje a gente arrecada mais tributos com o ISS a partir do serviço da economia criativa e do turismo. Significa dizer que cada dia de Carnaval a gente consegue construir mais escolas, melhorar a saúde e a infraestrutura da cidade”, pontuou.
Ao final, Ana Paula comemorou a valorização da cultura local. “Como baiana, apaixonada pelo meu povo, saber que nossa cultura e identidade são tão reverenciadas é motivo de alegria. Salvador está sendo desejada, não só pelos turistas, mas pelos próprios baianos”, concluiu.
