Salvador, 03/02/2026 20:07

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Alba: Ivana Bastos é a primeira presidente na história a passar em revista à Tropa de Honra da PM

Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Pela primeira vez na história do Parlamento da Bahia, uma mulher, no exercício do cargo de presidente da Assembleia Legislativa, passou em revista à Tropa da Guarda de Honra da Polícia Militar. Exatamente às 9h40 desta terça-feira (3), a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, se posicionou na entrada da área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães para a cerimônia militar, dando início à primeira parte da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos em 2026.

Na rampa do prédio-sede da Assembleia, onde estavam postados lateralmente 15 lanceiros do Esquadrão da Polícia Montada, secretários estaduais, autoridades da justiça, parlamentares, servidores públicos e profissionais da imprensa acompanharam atentamente o “Desfile da Continência”. Neste ritual, os policiais militares, alinhados em ordem unida de formação, demonstraram respeito, hierarquia e disciplina às autoridades competentes. A Guarda de Honra que se perfilou diante do Poder Legislativo é uma unidade de representação formada especificamente para render as mais altas homenagens regulamentares.

Mais de 100 policiais militares participaram do “Rito da Revista” na Casa Legislativa, uma tradição sem precedentes, já que foi liderado por duas mulheres. “Comandante da Guarda de Honra, capitã PM Novaes, apresento, à senhora presidente da Assembleia Legislativa, o Dispositivo pronto para a revista”, anunciou a oficial. Ao som da Banda de Música Maestro Wanderley da PM, organização musical militar mais antiga do Brasil, fundada em 1849, a chefe do Legislativo baiano fez o breve percurso.

Reverência

Caminhando lentamente, mas com passos firmes, ela recebeu a reverência da tropa, através da continência e apresentação das armas, em sinal de harmonia e respeito. Primeiro, a deputada acompanhou a saudação dos militares da Guarda-Bandeira, uma unidade que tem a missão da custódia dos símbolos máximos de nossa soberania, o Pavilhão Nacional e a Bandeira da Bahia. Em um evento legislativo, saudar a bandeira significa um rito de renovação do juramento de fidelidade à Constituição.

Em seguida, Ivana Bastos inspecionou a tropa de honra, composta por 60 cadetes da Academia da Polícia Militar. Todos estavam trajados na cor azul ferrete, o uniforme de gala mais tradicional da PMBA, simbolizando a pureza de propósitos daqueles que escolheram a carreira das armas para servir à sociedade. A cerimônia de passar em revista à tropa representa um ato simbólico, no qual a autoridade reconhece a prontidão da tropa e, ao mesmo tempo, a tropa presta sua homenagem à autoridade civil que comanda o Parlamento. Militarmente, a revista é uma inspeção de asseio e prontidão. Politicamente, é o braço forte do Estado prestando contas e garantindo que os representantes do povo possam exercer suas funções sob a égide da ordem e da paz social.

Compromisso

Emocionada por viver mais este momento inédito na história do Legislativo, a deputada falou sobre a importância de reiniciar as atividades em um ano marcado pela campanha política. “A Assembleia Legislativa respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia, mantendo-se firme no trabalho, sempre com seriedade pública, construindo uma relação de confiança com o povo. Em 2026, estabelecemos metas claras, sendo a principal delas assegurar o funcionamento pleno da ALBA em ano de eleição. Reafirmamos a valorização do trabalho parlamentar, garantindo condições adequadas para o exercício do mandato, além do respeito às prerrogativas das deputadas e deputados, com ambiente institucional equilibrado”, destacou a presidente.

Minutos depois do encerramento da revista, o governador Jerônimo Rodrigues chegou para a solenidade em que faria a leitura da Mensagem Anual de Governo. Após posar para os fotógrafos e cinegrafistas, ao lado de parlamentares e convidados, o chefe do Executivo Estadual foi conduzido pela presidente Ivana Bastos para o Salão Nobre da Casa. Lá, o governador aguardou ser chamado para apresentar, no Plenário Orlando Spínola, um balanço das ações realizadas no ano anterior e falar também sobre os projetos que a administração pública planeja executar no decorrer deste ano nas diversas áreas da Bahia.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
BANNER CAMAÇARI JANEIRO DE 2025