A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) prestou homenagem, nesta sexta-feira (12), à promoter, produtora cultural e empresária Lícia Fábio, concedendo-lhe a Comenda 2 de Julho, uma das maiores honrarias do Parlamento baiano. A sessão solene reuniu autoridades, artistas, representantes do trade cultural e personalidades da sociedade, celebrando a trajetória de uma das figuras mais influentes da cultura no estado.
A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), autora da homenagem, destacou a relevância de Lícia para diversos segmentos culturais e sua contribuição histórica para a Bahia. “Olha, ela é a maior promoter da Bahia, no seu sentido mais legítimo. Ela é que é empresária, que é um RP, ela cuidou da Bahia como se a Bahia tivesse sido sempre dela. Ela é sergipana e, pela primeira vez, recebe o título de cidadã baiana por tudo que representa para a cultura, para a arte, para a gastronomia, para a moda”, afirmou Fabíola.
A parlamentar ressaltou ainda o caráter humano e generoso da homenageada, destacando sua dedicação à Bahia. “Lícia é uma pessoa generosa, humana, que adotou a Bahia como sua terra e a defende como ninguém. A Assembleia Legislativa, através do nosso mandato, dá esse merecido título, reverenciado por grandes representações que compartilharam desta sessão solene. Lícia é daquelas pessoas que todo mundo acha que já é da Bahia. A gente só fez oficializar”, acrescentou.
Fabíola Mansur afirmou que Lícia se tornou referência nacional e símbolo de excelência em tudo o que realiza. “Lícia Fábio é um ícone. Tudo que tem assinatura dela é feito com maior competência, cuidado e carinho. Ela é uma mulher à frente do seu tempo. Nós, que estamos aqui defendendo o protagonismo feminino, vemos em Lícia exatamente isso”, disse a deputada, lembrando também que Lícia inspirou “grandes promotores e RPs que vieram depois dela”.
A deputada ainda destacou a defesa da diversidade religiosa feita por Lícia, que transita entre tradições distintas. “Ela é católica, mas também praticante do candomblé, filha de Iansã, Xangô e Oxum. Isso é importante porque ela leva a Bahia onde vai, aos quatro cantos do Brasil e do mundo”, declarou.
Amiga pessoal de Lícia, Fabíola relembrou seu papel em sua trajetória política. “Ela me estimulou muito a entrar na política. Essa homenagem também tem a digital de Lícia. Não é só à amiga, à irmã, à Lili, mas à mulher que representa a Bahia como ninguém”, afirmou.
A deputada finalizou a solenidade fazendo referência à música e à cultura baiana. “Para saber os segredos da Bahia, a gente tem que ser baiano também. Lícia agora é baiana, nossa conterrânea, merecidamente reverenciada pela nossa terra e pelo nosso povo. Parabéns, Lícia Fábio, a nova cidadã baiana”.
