Salvador, 27/11/2025 10:51

Interior da Bahia

Afonso Florence descarta conclusão da Ponte Salvador-Itaparica em 2026: “Não tem a menor chance”

ponte
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

“Não tem a menor chance da ponte ficar pronta até 2026. Se tudo der certo, o máximo que eu posso dizer é que haverá pilares na Baía de Todos os Santos”. Essas foram as palavras do secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence (PT), ao abordar os desafios e avanços relacionados à construção da Ponte Salvador-Itaparica.

Florence foi categórica ao afirmar que não há possibilidade de uma ponte ser concluída até 2026, mas destacou os progressos no planejamento e na execução de obras que, segundo ele, trarão impacto positivo para a logística e o desenvolvimento do estado.

Segundo Florence, a Ponte Salvador-Itaparica é uma construção inédita no continente americano, exigindo uma engenharia altamente especializada e moderna. O secretário explicou que o projeto de abordagem envolve o processo de negociação e modernização do contrato, o que impede a conclusão da obra no curto prazo. “Não existe a hipótese de haver ponte em 2026”, enfatizou.

Apesar do cronograma planejado, Florence destacou que a construção já avançou significativamente nos próximos anos. “O máximo que eu posso dizer é que há pilares na Baía de Todos os Santos”, afirmou.

Ele também minimizou possíveis impactos políticos da não conclusão da ponte antes das eleições de 2026, argumentando que a garantia de que o projeto será realizado de forma definitiva pode ser encarada como um ponto positivo na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Além da ponte, Florence destacou o andamento do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, descrito por ele como uma iniciativa óbvia do governador Jerônimo Rodrigues. O VLT substituirá o antigo projeto de monotrilho e abrangerá 30 quilômetros, ligando os bairros da Calçada e Piatã.

Atualmente, o projeto enfrenta atrasos devido à lentidão na emissão de alvarás de terraplanagem e construção por parte da Prefeitura de Salvador. No entanto, o secretário manifestou otimismo em relação aos avanços.

“Nossa expectativa é que no trecho entre Calçada e Lobato tenhamos condições de fazer testes operacionais antes do término de 2026”, disse Florence. Ele ressaltou, entretanto, que esses testes serão técnicos, sem operação comercial com bilhetagem.

Apesar dos desafios, Florence demonstrou confiança no impacto positivo das iniciativas para o futuro da Bahia. Ele destacou que os projetos sob a liderança de Jerônimo Rodrigues são ainda mais robustos do que os realizados nas gestões anteriores de Rui Costa e Jaques Wagner, ambos do PT.

“Temos certeza de que, do ponto de vista da logística e continuidade, o governo Jerônimo será muito bem em 2026, como todas as pesquisas até o momento indicam”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade