O secretário de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), pode se candidatar a presidente em uma eventual não disputa de Lula (PT) em 2026. Em entrevista ao Política Ao Ponto, nesta terça-feira (20), o chefe da pasta também afirmou que Rui não vai concorrer ao governo da Bahia e que o nome para isso é o de Jerônimo (PT), na briga pela reeleição.
“O candidato da reeleição é o governador Jerônimo. O nome do ministro Rui Costa está posto no Senado, e pode ser candidato a presidente também em uma eventual não disputa de Lula, mas a gente está contando com ele na chapa no Senado”, afirmou.
“Ele está disposto, o PT colocou, o nome dele está posto. Ele é um ex-governador bem avaliado. Como a oposição está com muito tempo, fica plantando esse tipo de nota. Eu não dou atenção a isso”, enfatizou.
PEC 66
Adolpho Loyola também abordou a importância da PEC 66. “O que a gente está vendo aqui hoje, essa reconstrução do pacto federativo do governo Lula, é importante. A Marcha é salutar, são os prefeitos trabalhando para melhorar os seus municípios e a PEC 66 é primordial para que a gente consiga colocar as contas dos municípios em dia. É uma luta justa”, afirmou.
Comitiva
Uma comitiva baiana com mais 1 mil participantes, entre prefeitas, prefeitos, vereadores e secretários municipais, desembarcaram na Capital Federal, nessa segunda-feira (19), para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A comitiva, liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, tem a PEC66/2023 como principal demanda a ser apresentada. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, amplia o prazo para parcelamentos da dívida previdenciária dos municípios e cria um novo regime de pagamento de precatórios com limitador de receita.
A medida é considerada urgente para restaurar a saúde financeira dos municípios, que vêm sofrendo frequentes bloqueios de receitas para quitação de débitos. A entidade espera sensibilizar o Congresso Nacional e o Governo Federal, no apoio à matéria.
