O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), fez duras críticas ao Congresso Nacional, apontando incoerências na atuação dos parlamentares e defendendo que cargos de presidência em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais tenham a mesma regra de reeleição dos chefes do Executivo. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (21).
“Mais uma vez, foi demonstrado que quando eles querem, eles legislam e depois ficam criticando o Supremo porque não fazem a sua parte”, afirmou o deputado em evento realizado na ALBA.
Segundo Menezes, a questão da recondução de presidentes das Casas Legislativas estaduais e municipais poderia ter sido resolvida de forma simples, em lei, sem depender do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Presidente de Assembleias, presidente de Câmaras é igual ao prefeito, governador e presidente da República. Só tem direito a um mandato. Não precisava estar se gastando com advogado, não precisava o Supremo estar legislando”, pontuou.
Menezes também comentou a recente aprovação de medidas sobre proteção de crianças e adolescentes, ressaltando que a mobilização só ocorreu após pressão popular e repercussão nas redes sociais. Ele citou casos de abusos envolvendo menores e criticou a demora do Congresso em legislar sobre o tema.
“Vejam que esses caras que foram presos estavam usando uma criança de 8 anos. Essa menina já engravidou, já teve filho, e o Congresso não virou. Precisou uma influência criar, fazer uma postagem que acabou sensibilizando, e na mesma hora o Congresso aprovou”, completou.

