O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na noite desta quinta-feira (24), a posse do desembargador Abelardo da Matta como presidente da Corte. O magistrado foi reconduzido ao cargo que ocupa desde 2024, quando coordenou as eleições municipais do ano passado. Com a recondução, Da Matta permanecerá à frente do TRE-BA até 2027.
“Eu digo a todos: nós temos servidores e servidoras, juízes e juízas que realmente são o alicerce do Tribunal Regional Eleitoral. Eles fazem o Tribunal. Então, fico muito tranquilo com a equipe seleta que tenho aqui, porque eles fazem o planejo”, destacou o magistrado ao elogiar os profissionais que compõem a Corte.
Para as eleições estaduais de 2026, Abelardo afirmou que o foco será o combate à desinformação, em parceria com outros tribunais eleitorais e instituições do Judiciário. “O trabalho também é tentar, através das forças indiscriminadas, impedir a interferência do crime organizado, da milícia, que é uma situação que nos aflige e que já estamos preocupados e vamos combater”, pontuou.
Segundo o desembargador, o objetivo de sua nova gestão à frente do TRE é garantir que o eleitor exerça seu direito ao voto de maneira livre e segura. “Vamos trabalhar muito nessa parte da segurança do eleitor: o de votar, o de exercer sua cidadania de forma tranquila”, concluiu.

