Em balanço na Secretaria de Cultura, o prefeito do PSD comemorou a realização dos festejos juninos sem comprometer recursos públicos e destacou o esforço coletivo para superar os danos causados pelas fortes chuvas.
O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), fez um balanço amplamente positivo dos festejos juninos de 2026, destacando o evento como um marco de resiliência e de gestão fiscal para o município. Durante uma visita à equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo nesta semana, o gestor agradeceu o empenho dos servidores e afirmou que, apesar dos graves desafios climáticos e logísticos recentes, a prefeitura conseguiu entregar uma grande festa popular sem comprometer as finanças da cidade.
“Graças a esse esforço, a essa união, sem comprometer recursos públicos, porque esse era o meu compromisso com o povo de Alagoinhas, diante de tantas dificuldades, nós fizemos um São João que certamente não foi o maior São João da nossa história, mas com certeza é o São João mais importante”, cravou o prefeito, arrancando aplausos da equipe. Segundo Carmo, “a decisão mais simples seria cancelar, não fazer o São João”, mas a administração optou pelo trabalho árduo para garantir não apenas a estrutura do estádio e a festa nos distritos, mas também o fomento direto de 100 mil reais para o enfeite das ruas, além do apoio a quadrilhas juninas e a artistas locais.
Nas redes sociais, o prefeito reiterou que o resultado foi fruto de muito planejamento e dedicação transversal de todas as secretarias e forças de segurança. Ele destacou que a administração manteve a máquina pública operando de forma saudável. “Administração séria também é cuidar das finanças públicas e manter Alagoinhas funcionando, mesmo diante dos desafios causados pelas chuvas”, escreveu na publicação oficial, enfatizando o objetivo de não deixar contas para o futuro.
No discurso presencial, o gestor do PSD detalhou as ações de infraestrutura que viabilizaram a festa. “Eu disse que eu trabalharia pra que nós chegássemos no São João com a zeladoria do município arrumada. E assim fizemos. Fizemos as drenagens, fizemos o tapa-buraco, avançamos na poda […] e até greve nacional da limpeza pública a gente enfrentou na segunda-feira e mesmo assim conseguimos vencer esse obstáculo”, comemorou. Com a sensação de dever cumprido em relação ao São João, Gustavo Carmo garantiu que o foco agora se volta para os festejos de São Pedro, nos distritos de Riacho da Guia e Boa União, e para a preparação do Dois de Julho.
