O senador Jaques Wagner (PT) se manifestou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (Psol), que busca extinguir a jornada de trabalho 6×1, na qual os trabalhadores atuam por seis dias consecutivos e descansam apenas um.
Em suas redes sociais, Wagner destacou que “o fim da escala 6×1 é uma luta histórica” e criticou a reação do mercado e de setores da economia. “O trabalhador não pode nem mais sonhar no Brasil?”, perguntou o parlamentar.
O senador ressaltou a natureza extenuante dessa jornada de trabalho e apontou que a evolução tecnológica gera novos bilionários enquanto muitos permanecem subempregados. O parlamentar defendeu uma “apropriação mais social dos ganhos de tecnologia”, sugerindo que isso poderia levar a jornadas de trabalho mais justas.
A PEC já conta com 134 assinaturas e precisa de mais 37 para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo o texto da proposta, ela pretende melhorar as condições de trabalho e garantir direitos fundamentais aos trabalhadores.

