Salvador, 14/01/2026 23:55

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

No G20, Bruno Reis comemora protagonismo de Salvador nos debates sobre cultura e sustentabilidade

WhatsApp Image 2024-11-08 at 11.44.22 (1)
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), esteve presente no encerramento do Grupo de Trabalho da Cultura do G20 Brasil, que aconteceu nesta sexta-feira (8), no Centro de Convenções da capital baiana. Além da cultura, o encontro também debateu questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. Na oportunidade, Bruno Reis destacou as ações de sua gestão nessas áreas.

“A gente sempre tem posição e destaques nas COPs. Salvador é convidado para apresentar os diversos cases que nós conseguimos nos últimos anos criar em nossa cidade. Nós nos tornamos uma referência à sustentabilidade no Brasil e no mundo. E quando o tema, que é o caso desse G20, é sustentabilidade e cultura, aí a gente tem um protagonismo ainda maior”, disse. 

“Aqui, nesse GT aqui na Bahia, da cultura, já sai um importante passo, um exemplo, para os outros GTs que estão ocorrendo. Pelo menos na parte da cultura, já há um consenso. As metas, as ações, as iniciativas foram pactuadas. Os temas mais complexos tiveram as convergências e foi produzido um documento importante, que será homologado pelos presidentes dessas nações nos próximos dias 18, 19 no 20 de Janeiro, mas mostra que até nesse aspecto Salvador e a Bahia estão dando sorte, porque não é fácil consensuar temas, ainda mais temas, que são divergentes entre essas nações, cada um tem as características, suas origens, tem sua história, mas já um passo importantíssimo”, acrescentou. 

“Espero que na área da sustentabilidade e no  meio ambiente possa haver consenso. Infelizmente na última COP algumas nações não se comprometeram com a redução da emissão dos gases que impactam no efeito estufa. A gente sabe que isso tem causado mudanças climáticas, com efeitos  meteorológicos cada vez na intensidade maior. A gente espera que haja esse compromisso das grandes nações, especialmente em Rússia, Índia, China, Estados Unidos, que possam se comprometer, principalmente com o Pacto de Paris, que até 2050 zerar a emissão dos gases que impactam no efeito estufa. Salvador já assumiu esse compromisso. Já estamos com uma série de medidas em curso. Inclusive nesse momento lá na Câmara Municipal, um projeto de lei tramitando com esse objetivo de até 2049, quando a cidade completa 500 anos, a gente poder zerar emissão dos gases do efeito estufa”, pontuou. 

“Então queremos aproveitar a COP de Belém para apresentar esse projeto de Salvador, esses compromissos de Salvador nas causas ambientais. E também estamos estudando a possibilidade logo depois da  COP realizar um encontro aqui em Salvador, o encontro a gente sabe que é a sede da Amazônia Azul com algo voltado para os oceanos, para as baías, estamos inclusive discutindo com a embaixada francesa, recebendo a última semana o embaixador francês para discutir essa postura e logo após a COP aproveitando a presença de especialistas internacionais na causa do limite, poder realizar algo aqui específico, um grande encontro internacional voltado para as questões da Amazônia Azul, ou seja, das baías, dos mares e dos oceanos”, finalizou.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade