Após conquistar 60 prefeituras nas eleições municipais deste ano, o Avante será um dos principais privilegiados na reforma administrativa do governo Jerônimo Rodrigues (PT), prevista para acontecer em dezembro.
Nesta escalada, a legenda deve ganhar novos espaços além da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). A permanência na Seagri, atualmente ocupada por Tum, está assegurada.
O partido já apresentou a Jerônimo, as pastas que podem ser ocupadas pelo Avante na reforma. As secretarias cobiçadas pela legenda, entretanto, permanecem guardadas a sete chaves.
O Avante também pretende fazer quatro deputados federais, tendo Pastor Isidório e Neto Carletto, o segundo ainda filiado ao PP, como principais puxadores de voto. Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a sigla tem pretensões maiores, aumentando de um para oito deputados estaduais.
A reforma administrativa deve ocorrer nas próximas semanas, de acordo com o governador Jerônimo Rodrigues. O objetivo é começar 2025 já com os novos secretários.
