O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), lançaram na última quarta-feira (16) o programa Jornalista do Futuro, que visa qualificar, nesta primeira etapa, 140 profissionais de comunicação em Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras e Ilhéus.
Composto de 12 cursos, o programa requalifica jornalistas para atuar em diversas áreas da comunicação, aproveitando as oportunidades que se abriram com as novas tecnologias. O primeiro curso, Jornalismo e Inovação, escolhido para a primeira etapa, tem como o objetivo principal apresentar as tecnologias de ponta da atualidade, as Inteligências Artificiais Generativas, como Chat GPT e o Gemini do Google, mas vai muito além disso.
“Não há outro programa de requalificação profissional com cadeia de cursos específica para jornalistas nos estados brasileiros e a Bahia está de parabéns por ter acolhido a nossa proposta”, disse o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que defende a necessidade de aos profissionais dominarem essas novas ferramentas por uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho.
Durante o lançamento, o secretário Davidson Magalhães, destacou a importância em qualificar os profissionais para produção de uma comunicação confiável e de qualidade, especialmente diante do crescimento das fake news.
“A Setre está à disposição para outras iniciativas do Sindicato, para fortalecer uma comunicação inclusiva e a serviço da sociedade. Queremos essa parceria no bom combate”, finalizou.

