Salvador, 13/01/2026 10:37

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Região Metropolitana

Justiça Eleitoral anula duas pesquisas do mesmo instituto em Lauro de Freitas

images-22
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrou duas pesquisas do instituto Ancora que mostra a disputa pela Prefeitura de Lauro de Freitas. Em uma ação, a Justiça anulou o levantamento, que havia sido contratado pela TV Band, por diversas irregularidades. A outra pesquisa, contratada pela Associação Comercial e Industrial de Lauro de Freitas (ACELF), teve a divulgação suspensa em decisão liminar.

As irregularidades nas duas pesquisas foram apresentadas pela coligação “A Mudança É Agora”, encabeçada pela candidata a prefeita Débora Regis (União Brasil), que apontou diversas irregularidades na metodologia e no plano amostral. Na primeira, a Justiça já havia concedido uma liminar para suspender a divulgação. Agora, a juíza Cristiane Menezes Santos Barreto julgou o mérito e anulou o levantamento. 

“As irregularidades constatadas, quanto à indução de respostas, comprometem a legitimidade da pesquisa eleitoral e têm o potencial de gerar desequilíbrio no processo eleitoral. Pesquisas fraudulentas, ao influenciar a opinião pública de forma indevida, ferem o princípio da isonomia entre os candidatos, criando vantagem indevida para um em detrimento de outro”, argumentou a magistrada.

Já a Band, a magistrada respondeu nos autos e sustentou que “as suas condutas não podem ser a si atribuídas, dado que o Instituto de Pesquisa é o responsável pelo levantamento e organização dos dados”. O Ministério Público Eleitoral, por sua vez, manifestou-se pela procedência da representação, apontando vícios que comprometem a imparcialidade e a neutralidade da pesquisa.

Em Lauro de Freitas, a Ancora já publicou pesquisas com resultados bastante diferentes, sempre apontando vantagem do candidato do PT, Antônio Rosalvo, apoiado pela prefeita Moema Gramacho (PT). Enquanto isso, outros institutos, como o AtlasIntel, que é muito elogiado pelo PT por ter acertado a vitória do governador Jerônimo Rodrigues, apontam números que colocam Débora Régis (União Brasil) com ampla vantagem.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade