Salvador, 26/06/2026 13:34

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Bruno Reis afirma que paralisação dos garis trouxe “prejuízo grande” a Salvador, mas diz que solução depende do Congresso

fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Prefeito da capital baiana explicou que greve nacional não pode ser resolvida pela gestão municipal; coleta foi retomada com “operação máxima” e deve ser normalizada até segunda-feira (29)

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) , afirmou nesta sexta-feira (26) que a greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana trouxe impactos significativos para a cidade, mas ressaltou que a Prefeitura não tem competência para atender à principal reivindicação da categoria: a criação de um piso salarial nacional.

“É um movimento nacional e a Prefeitura não tem gestão sobre isso. Como é que a Prefeitura pode impor que o Senado da República vote um piso dos garis? Cabe ao Congresso Nacional decidir pela aprovação do piso ou não”, explicou o gestor, durante a assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização da Comunidade Pé Preto, no Nordeste de Amaralina.

Impactos e retomada da coleta

Bruno Reis reconheceu que o acúmulo de lixo durante os dias de paralisação afetou a capital. “É óbvio que isso trouxe um prejuízo grande à cidade. Dois dias sem coleta de lixo é um acúmulo grande. E nós não conseguimos resolver de um dia para o outro”, afirmou.

Segundo o prefeito, a coleta foi retomada com capacidade máxima desde o último dia 24. “Todas as equipes estão na rua. Operação máxima, esforço máximo em conjunto. Vamos passar o final de semana para deixar a cidade zerada”, garantiu.

A expectativa é que o serviço seja totalmente normalizado entre domingo (28) e segunda-feira (29), com a retirada de todo o lixo acumulado durante o período de paralisação.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade