Em entrevista à Rádio Irecê Líder FM, pré-candidata cobrou plano de contingência regional da Embasa contra o El Niño e celebrou investimentos assegurados pelo Novo PAC.
A Bahia precisa se antecipar de forma coordenada para mitigar os severos impactos climáticos previstos com a consolidação do fenômeno El Niño. O alerta foi emitido pela pré-candidata a deputada estadual Fabíola Mansur em entrevista concedida ao programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Irecê Líder FM 103,7, nesta semana. Durante a sabatina, a parlamentar detalhou agendas estratégicas focadas na segurança hídrica da microrregião de Irecê, com destaque para a ampliação dos sistemas de abastecimento do município de Ibipeba e o andamento da Adutora do São Francisco.
Mansur defendeu que a Empresa Baiana de Saneamento de Águas e Saneamento (Embasa) adote uma postura proativa e descentralizada para blindar os trabalhadores rurais antes do agravamento da estiagem. “A Embasa regionalmente, para conviver com o que vai acontecer no El Niño, precisa fazer um mapeamento do que tá acontecendo, porque a obra da Adutora do São Francisco não é uma obra pra agora, obviamente. É preciso ajudar os produtores no subsídio à ração pros animais e na ampliação do que pode ser feito nos sistemas de abastecimento de água, já antecipadamente”, pontuou.
A estruturação definitiva do abastecimento regional conta com o suporte financeiro de instâncias federais. De acordo com a pré-candidata, o projeto de engenharia hídrica foi incluído no portfólio de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contando com um aporte de R$ 400 milhões. O anúncio formal da intervenção ocorreu durante a passagem da comitiva da Serin Itinerante (Secretaria de Relações Institucionais do Estado). O projeto já teve seu processo licitatório concluído pelo Executivo federal e aguarda a ordem de início dos serviços de ampliação para conter os danos sociais da estiagem.
O debate técnico na região de Irecê foi acompanhado de perto por lideranças políticas locais, como a vereadora Izania e a ex-secretária de Saúde de Uibaí, Katy Barcelos, que endossaram as cobranças apresentadas junto à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ao encerrar o balanço das ações, Fabíola conclamou os prefeitos e representantes da região a unificarem o discurso em torno da pauta ecológica e social. “Acho que é muito importante a unidade do território em relação a esse tema, antecipadamente à seca, que infelizmente promete ser pior do que a do ano passado”, concluiu.
