Prefeito de Juazeiro envolveu estudantes da rede municipal em mutirão de limpeza e cobrou descarte responsável de resíduos para proteger o ecossistema fluvial.
Nesta quarta-feira, 3 de junho de 2026, em Juazeiro, Bahia, o prefeito Andrei Gonçalves (MDB) liderou uma mobilização de preservação ambiental estruturada às margens do Rio São Francisco. A iniciativa, desenvolvida em parceria coordenada com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), integrou o recolhimento prático de detritos descartados irregularmente a atividades pedagógicas de conscientização voltadas para estudantes da rede municipal de ensino.
O chefe do Executivo municipal participou diretamente da coleta de resíduos acumulados na orla fluvial e alertou para as severas consequências que o descarte de materiais não degradáveis impõe ao ecossistema do manancial, considerado o principal eixo de abastecimento e fomento socioeconômico de toda a região.
“Hoje foi dia de colocar a mão na massa, conscientizar a criançada e mostrar, na prática, a importância de preservar o Velho Chico. Infelizmente, ainda encontramos muito lixo descartado de forma irregular às margens e dentro do rio. Em parceria com a Codevasf, realizamos essa importante ação de conscientização e preservação ambiental. Sacolas plásticas, garrafas, tampinhas e tantos outros resíduos que poderiam ter o destino correto acabam prejudicando o meio ambiente e colocando em risco o nosso futuro”, declarou Andrei Gonçalves.
A agenda institucional teve como meta central inserir os estudantes no debate sobre sustentabilidade e demonstrar como hábitos urbanos cotidianos repercutem de maneira direta na saúde do rio. O gestor emedebista defendeu que o poder público deve atuar em total harmonia com a comunidade para garantir a despoluição das águas e a manutenção dos espaços públicos urbanos.
Ao concluir o balanço das atividades em suas plataformas digitais, o gestor reforçou o apelo para que a população colabore de forma estreita com as equipes locais de limpeza urbana, utilizando os pontos de coleta regular e cessando o despejo de detritos na calha fluvial. De acordo com o prefeito, a proteção do São Francisco constitui um dever coletivo de cidadania e de identidade com o município. “A transformação começa com pequenas atitudes. Descarte seu lixo corretamente, preserve o nosso rio e faça a sua parte. Quem ama Juazeiro, cuida do São Francisco”, finalizou.
