O secretário estadual de Agricultura da Bahia e pré-candidato a deputado estadual, Pablo Barrozo (Avante), afirmou neste domingo (15) que o partido apoiará “100%” a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, independentemente do espaço que venha a ocupar na chapa majoritária.
Em conversa com a imprensa no circuito do Campo Grande, durante o quarto dia de Carnaval, Barrozo destacou o crescimento da legenda na Bahia. Segundo ele, o Avante saiu de dois para 75 prefeitos e elegeu 474 vereadores no estado, consolidando-se como a segunda maior força política baiana.
Para o secretário, o desempenho eleitoral credencia o partido a pleitear participação na chapa governista, seja na vice-governadoria ou na suplência ao Senado.
“Nós entendemos que, como o segundo maior partido do Estado hoje, merecemos uma vaga na chapa. Que vaga vai ser essa? Depende da conversa e da construção coletiva com os outros partidos”, pontuou.
Apesar da reivindicação, Barrozo afirmou que a sigla não condicionará o apoio à ocupação de cargos e rejeitou a ideia de pressionar o governador nas negociações.
“Nós não iremos botar a faca no pescoço de ninguém. O Avante estará 100% marchando com o governador Jerônimo Rodrigues para sua reeleição, independente de que lugar esteja na chapa”, declarou.
Segundo ele, o peso político do partido vai além dos números e está vinculado a um projeto voltado à geração de emprego e renda, especialmente por meio do agronegócio e da agricultura familiar — áreas nas quais concentra sua base no interior do estado.
“O que a população quer é a discussão de projetos. O partido tem projetos fortes na área da agricultura e educação. Essa força política de 75 prefeitos demonstra que essas pessoas foram votadas e aprovadas pela população baiana”, reforçou.
A fala ocorre em meio às articulações iniciais para a montagem da chapa governista de 2026, em um cenário no qual partidos aliados disputam espaço ao lado de Jerônimo e buscam ampliar protagonismo na estrutura da futura campanha.
