A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início ao ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino. Em um clima de acolhimento, alegria e expectativa, os estudantes retornaram às salas de aula, nesta segunda-feira (9/2), marcando oficialmente o começo de mais um ciclo de aprendizagem nas unidades escolares. Para este ano, 25.063 alunos já estão matriculados nas unidades públicas da cidade.
Desde as primeiras horas da manhã, as escolas da rede receberam alunos, professores, gestores e equipes de apoio em um ambiente cuidadosamente preparado para a retomada das atividades pedagógicas. A volta às aulas foi marcada por ações de acolhimento, organização dos espaços escolares e reencontros que reforçam o vínculo entre a escola, os estudantes e a comunidade.
Para garantir um retorno seguro e qualificado, a gestão municipal realizou, ao longo do período de recesso, uma série de intervenções nas unidades escolares. As ações incluíram manutenção predial, revisão das redes elétrica e hidráulica, serviços de pintura, organização dos ambientes pedagógicos, além da climatização de salas de aula e recuperação do mobiliário, como mesas e cadeiras, assegurando melhores condições de ensino e aprendizagem.
A secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, destacou a importância do início do ano letivo e o trabalho integrado desenvolvido pela SEMED. “Estamos iniciando um ano letivo muito especial, construído a partir de um trabalho planejado e integrado pelas equipes da Educação. Cada ação foi pensada para garantir acolhimento, qualidade pedagógica e melhores condições de ensino e aprendizagem para nossos estudantes, fortalecendo o compromisso da nossa gestão com uma educação pública cada vez mais inclusiva e eficiente”, afirmou a secretária.
Para os educadores, o retorno às aulas representa o início da execução do planejamento construído coletivamente durante a Jornada Pedagógica, alinhado às metas educacionais do município. O diretor e professor Marcos Henrique, da Escola Municipal Vereador José Ramos, em Itinga, destacou que as unidades escolares retomaram suas atividades em um clima positivo. “Iniciamos o ano letivo com uma receptividade muito satisfatória. Nossa equipe está preparada para oferecer todo o suporte necessário, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes e na alfabetização na idade certa, que é uma das prioridades da educação municipal. Chegamos a 2026 com força e otimismo”, ressaltou o gestor escolar.
O retorno às aulas também foi celebrado pelos estudantes, que demonstraram entusiasmo com o reencontro com colegas e professores, além da expectativa pelas novas experiências pedagógicas previstas para 2026. Contente, a estudante Valentina Gonçalves, de 10 anos, aluna do 5º ano da escola citada, comemorou a volta à escola. “Eu já contava os dias para retornar para minha escola. Sou muito feliz aqui, tenho excelentes amigas, gosto dos professores e, para mim, voltar é motivo de pura alegria”, comentou Valentina.
Aguardando o horário do intervalo, o estudante Igor Conceição, de 8 anos, aluno do 3º ano, também compartilhou a alegria do retorno, destacando a saudade da rotina escolar, especialmente do lanche. “Eu estava com muita saudade da minha escola, mas muita saudade mesmo. Sentia falta de lanchar com meus amigos, conversar e passar o tempo juntos. Que bom que voltou”, disse Igor.
