Salvador, 10/02/2026 20:07

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Marcus Sarmento anuncia pré-candidatura à ALBA e defende mais representação do Litoral Agreste

Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (Avante), oficializou sua pré-candidatura a deputado estadual e atribuiu a decisão a um movimento político construído dentro do partido para suprir a ausência de representantes do Litoral Agreste Baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A declaração foi feita durante entrevista ao programa É do Povo, nesta terça-feira (10), quando o gestor detalhou bastidores da articulação e comentou alianças políticas.

Segundo Sarmento, a construção de seu nome não partiu de um projeto individual, mas de um convite amadurecido ao longo do tempo, respeitando relações políticas já consolidadas. “Se fosse colocar o nome, seria bom, né? Se Marcus chegasse e falasse, eu quero ser candidato e sem apoio, seria bom. Foi um convite. Um convite há bastante tempo. E todo mundo sabe da minha trajetória com meus parceiros políticos. Eu costumo seguir com os meus parceiros até o fim. E eu tinha uma parceria com o Niltinho, uma parceria que nunca vai acabar. Eu falei tinha apenas pelo sentido de eu estar lançando a pré-candidatura. Mas continua sendo meu amigo, meu irmão”, destacou.

O prefeito também enfatizou o peso do Avante no desenho eleitoral e atribuiu ao ex-deputado Ronaldo Carleto um papel central na condução da estratégia do grupo. “Mas o Avante dentro da estratégia traçada na última eleição, nós estamos usando a mesma metodologia para essa próxima eleição, para esse próximo pleito desse ano agora. E o Ronaldo tem uma sabedoria muito grande de ouvir a todos. (…) E nesse quesito, o meu líder político, Ronaldo Carleto, é um mago de fazer política”, afirmou.

Sarmento avaliou o cenário político regional e apontou o que considera uma lacuna histórica de representatividade do Litoral Agreste no parlamento estadual. “Colocou o mapa da Bahia na mesa e começou a pontuar nomes que ele tem em cada região. E, com certeza, quando chegou no Litoral Agreste Baiano, ele sentiu a falta de um representante daquela região, porque realmente hoje nós não temos. Nós temos hoje apenas uma deputada que flutua pela aquela região, não entra”, pontuou.

Ao citar a deputada Ludmila, o prefeito fez questão de adotar um tom conciliador, mas reiterou a defesa por mais espaço político para lideranças locais. “É a deputada Ludmila. Meu total respeito a Ludmila. Ludmila, minha pré-candidatura não é para afrontar ninguém, é porque eu acredito que o nosso território cabe mais de um deputado. E por essa região estar tão órfão de representantes, abrir espaço para pessoas de fora, de outras regiões do Estado, estar vindo aqui buscar voto”, completou.

Por fim, Marcus Sarmento revelou que comunicou previamente sua decisão ao deputado Niltinho e justificou a pré-candidatura como resposta direta à falta de uma voz regional na ALBA. “Então, antes de tomar minha decisão, eu estive com ele, fui na casa dele, comuniquei a ele da decisão. (…) E quando eu vi na mesa, realmente, essa carência de um deputado para falar sobre o Agreste, do Litoral Agreste Baiano, de uma voz na Assembleia Legislativa para representar a minha região tão querida, eu aceitei o convite”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
BANNER CAMAÇARI JANEIRO DE 2025