O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), fez uma avaliação positiva do calendário de eventos do município e comemorou o reposicionamento da cidade no mapa cultural e turístico da região. A declaração aconteceu durante contato com a imprensa nesta segunda-feira (9), na solenidade de posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
Ao comentar o Festival Literário e outras iniciativas recentes, o gestor afirmou que Juazeiro vive um novo momento após um período de baixa visibilidade no setor cultural. Segundo ele, a retomada das atividades artísticas tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social. “Juazeiro tinha parado no tempo e agora volta a ser um polo cultural da região”, afirmou.
O prefeito também destacou o Carnaval como o principal símbolo dessa virada. Na avaliação de Andrei, a festa alcançou um patamar inédito e se firmou como referência no interior do Nordeste. Ele classificou o evento como o “maior carnaval do interior do Nordeste” e ressaltou que o sucesso não se deu apenas pelo público, mas pela estrutura e planejamento adotados. “Um carnaval extremamente seguro, um carnaval das famílias, um carnaval onde as pessoas puderam ir para a avenida com a certeza da segurança. Foi altamente organizado, um carnaval que pensou em todos os detalhes”, pontuou.
De acordo com Andrei Gonçalves, o impacto da folia ultrapassa os limites do Vale do São Francisco e contribui para projetar Juazeiro e a Bahia em âmbito nacional. Para ele, o evento se consolidou como um importante ativo cultural e econômico do estado. “O Carnaval de Juazeiro se consolida como uma grande marca da Bahia. É mais uma grande marca que nós temos no nosso estado, levando o nome do nosso estado para todo o Nordeste”, declarou.
Encerrando o balanço, o prefeito relacionou o desempenho positivo dos eventos à organização administrativa e ao fortalecimento da identidade local. Andrei defendeu que a valorização da cultura também cumpre o papel de elevar a autoestima da população e impulsionar o comércio e o turismo. “O maior carnaval do interior do Nordeste é Juazeiro”, concluiu, ao afirmar que a gestão municipal seguirá investindo em cultura aliada à segurança pública.
