Salvador, 06/02/2026 19:55

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Alice Portugal defende fim da escala 6×1 e diz que redução da jornada aumenta produtividade

Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu, nesta sexta-feira (6), o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada semanal de trabalho durante um evento realizado no Parque de Exposições, em Salvador. A parlamentar falou com a imprensa ao comentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do tema.

A proposta em discussão prevê o encerramento do modelo em que o trabalhador tem apenas um dia de folga por semana e estabelece o limite de 36 horas semanais de trabalho. Segundo Alice Portugal, a iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores sem comprometer a atividade econômica.

Durante a entrevista, a deputada explicou que existem diferentes caminhos legislativos para viabilizar a mudança.
“Então nós temos duas alternativas: a PEC com a Erika, da qual eu sou coautora; temos um projeto de Daiana Santos, do Rio Grande do Sul; e tem também a possibilidade do governo mandar sob a forma de medida provisória. E, se isso acontecer, será muito interessante, porque será uma política proposta pelo Estado brasileiro, portanto, com mais facilidade de pactuação com o empresariado”, afirmou.

Alice Portugal também rebateu críticas do setor empresarial e destacou que experiências semelhantes já demonstraram resultados positivos.
“O empresariado não tem que ter medo, porque onde foi implantada uma redução de jornada, houve um aumento de produtividade”, completou.

O posicionamento da parlamentar foi feito durante evento oficial do governo federal e estadual, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, foram entregues ambulâncias do Samu, equipamentos cirúrgicos e anunciadas novas ações do PAC Saúde voltadas para a Bahia.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
BANNER CAMAÇARI JANEIRO DE 2025