Salvador, 05/02/2026 20:40

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Ciro Gomes defende voto pragmático e avalia terceira via como essencial para a democracia

Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Durante participação no evento da Fundação Índigo, realizado em Irecê nesta quinta-feira (5), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) analisou o cenário político nacional marcado pela polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de surgimento de uma alternativa fora desse eixo, o pedetista afirmou não saber se é viável romper essa lógica em uma disputa presidencial, mas classificou a construção de uma terceira via como “vital e necessário” para o fortalecimento da democracia brasileira.

Ao tratar do contexto eleitoral na Bahia, Ciro defendeu que os eleitores façam escolhas distintas para os cargos em disputa, sem necessariamente atrelar a decisão estadual ao voto para presidente. Segundo ele, o ambiente político atual é dominado por uma “armação ilimitada”, movida por sentimentos extremos, o que dificulta uma avaliação racional sobre a capacidade administrativa dos candidatos.

Nesse sentido, destacou que “o eleitor pode escolher um presidente dentro dessa paixão, mas pode escolher o candidato a governador de uma corrente diferente, sem precisar contaminar um com o outro”.

O ex-ministro também ressaltou que a escolha do próximo governador da Bahia deve priorizar critérios técnicos e as demandas locais, deixando em segundo plano o alinhamento ideológico com o governo federal. Para Ciro, o voto precisa ser fruto de reflexão e responsabilidade.

“Bota a mão na cabeça e diz: ‘Tá bom, eu tenho minha simpatia, meus ódios, eu vou votar para o presidente fulano’. Mas na Bahia, você pode escolher para governador um candidato que seja ligado ao Lula ou não seja ligado ao Lula, não por isso, mas porque vai ser o melhor para a Bahia”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
BANNER CAMAÇARI JANEIRO DE 2025