Salvador, 15/01/2026 22:26

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Werner exalta resultados na segurança e reforça esquema da Lavagem do Bonfim 2026

Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou nesta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim em Salvador, os avanços da pasta nos últimos anos e detalhou o esquema montado para garantir a segurança do evento.

Em entrevista ao bahia.ba, Werner citou a redução dos índices criminais, o aumento da produtividade policial e os investimentos estruturais como evidências do trabalho realizado pelo governo estadual.

“Nós estamos trabalhando incansavelmente junto com as forças de segurança e o apoio irrestrito do governador Jerônimo Rodrigues. Nós temos três anos consecutivos de redução dos índices criminais, aumento de armas e drogas apreendidas no nosso estado, além do aumento de pessoas presas”, afirmou.

O secretário também ressaltou a intensidade das operações realizadas, incluindo ações específicas para o cortejo: “São mais de 450 operações no ano passado, esse ano já começamos com operações para combater o roubo de canetas emagrecedores. Nós fizemos a maior operação de todos os tempos na Bahia para a Lavagem do Bonfim”.

Apesar de enfatizar os resultados positivos, Werner reconheceu que o combate à violência exige ações além da atuação policial e envolvimento do poder legislativo. “Sabemos que tem muito a ser feito. Segurança pública não é só polícia. Tem todo um complexo legislativo que a gente espera que modifique para ter uma legislação mais pertinente ao momento que a gente vive no Brasil, não só na Bahia, em relação aos crimes violentos”, destacou.

Operação ampliada e tecnologia de ponta

Para a Lavagem do Bonfim 2026, a Secretaria de Segurança Pública estruturou um esquema robusto, com mais de 2.100 policiais e bombeiros ao longo do percurso de oito quilômetros, além da ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) desde as primeiras horas do dia.

O monitoramento incluiu 50 câmeras de reconhecimento facial, drones e equipes disfarçadas da Polícia Civil espalhadas pelo trajeto, formando um verdadeiro cerco eletrônico entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada.

Mesmo com o foco nos números, Werner ressaltou o caráter simbólico da Lavagem do Bonfim e reforçou que o principal objetivo do esquema é garantir que a manifestação religiosa ocorra de forma tranquila.

“É um dia de festejar, de celebrar, um dia de fé. Vamos acompanhar tudo, desde o início até o último fiel. É um esforço integrado para garantir um dia de paz, tranquilidade e, acima de tudo, segurança para todos aqueles que acompanham esse dia tão importante para os baianos”, completou.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade