O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (15) que a oposição chega confiante para disputar as eleições, com chances reais de vitória na Bahia. A declaração foi dada durante a Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador, após a chegada do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) ao cortejo, que, segundo aliados, foi marcado por aplausos de parte do público.
“Sem sombra de dúvida, isso aí já está na população. A população está vendo que a Bahia pode mais, vai evoluir mais”, afirmou Sanches. Para o parlamentar, o eleitorado será chamado a decidir entre a continuidade do atual projeto político ou a aposta em uma mudança de rumo. “Se as pessoas acharem que a gente não tem mais caminho para evoluir, vão continuar com esse projeto que eu acho já fadigado. Se acharem que a gente pode avançar, na regulação, na segurança pública, nas entregas de infraestrutura e nas estradas, a gente tem uma possibilidade real de mudança”, disse.
Sanches voltou a elogiar ACM Neto, apontado como principal nome da oposição ao governo estadual. “Eu sempre digo que Neto é fora da curva, um cara inteligente, criativo, que gosta de política, que gosta de gente e sabe fazer. Já mostrou o que fez em Salvador”, afirmou. Segundo ele, caso o ex-prefeito receba a oportunidade do eleitorado, poderá repetir a experiência administrativa no âmbito estadual. “Se a população der essa oportunidade, que eu tenho certeza que dará, a gente vai fazer na Bahia.”
Questionado sobre a consolidação de sua própria pré-candidatura a deputado federal, Alan Sanches afirmou que o processo vem sendo construído ao longo do tempo e tem um componente pessoal e religioso. “Com certeza. Eu já tenho uma caminhada há mais de um ano. Fazer essa virada de chave não é fácil, mas o propósito não é meu, o propósito é de Deus”, declarou. Ele disse que a participação na Lavagem do Bonfim simboliza esse momento. “Hoje a gente vem fazer essa caminhada, de uma forma religiosa e depois também de uma forma profana”, completou.
Sobre o futuro partidário e eventuais conversas com outras legendas, o deputado disse que qualquer movimento será feito de forma alinhada com o grupo político ao qual pertence. “O meu grupo é esse. Qualquer movimento que eu faça é tudo combinado com o Neto, é combinado com o Bruno”, afirmou, em referência ao ex-prefeito ACM Neto e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
Alan Sanches ressaltou que está no União Brasil há 13 anos e que o processo de definição eleitoral passa por cálculos e negociações internas. “A gente precisa fazer as contas eleitorais, ver quem está no partido, para que, depois de todo esse trabalho, a gente possa ser consagrado e escolhido pela população”, concluiu.

