O ex-chefe do Ministério Público da Bahia Wellington César Lima e Silva foi anunciado nesta terça-feira, dia 13, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi realizado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Em nota assinada pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia, o MP da Bahia congratulou o seu ex-integrante pela nomeação, desejou sucesso na nova missão e destacou a “trajetória marcada pela sólida formação jurídica, pela experiência na administração pública e pelo compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e das instituições republicanas”. Veja abaixo a íntegra da nota.
Trajetória
Nascido em Salvador, Wellington César ingressou no MP baiano em 1991. Foi chefe da instituição por dois mandatos, entre os anos de 2010 e 2014. Em 2016, assumiu pela primeira vez o cargo de ministro da Justiça. No MP, atuou nas comarcas de Itagimirim, Tucano e Feira de Santana. Em 1995, foi promovido para Salvador onde atuou na Promotoria de Justiça de Assistência e como assessor especial do procurador-geral de Justiça. Foi também procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos de 2014 a 2020. Em 2023, assumiu a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e atualmente exercia o cargo de advogado-geral da Petrobrás.
NOTA DE CONGRATULAÇÃO
O Ministério Público do Estado da Bahia congratula o jurista baiano Wellington César Lima e Silva por sua nomeação para o cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública. A nomeação reconhece uma trajetória marcada pela sólida formação jurídica, pela larga experiência na administração pública e pelo compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e das instituições republicanas.
À frente do Ministério Público do Estado da Bahia, onde exerceu por duas vezes o cargo de Procurador-Geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva destacou-se por uma atuação orientada pelo respeito às atribuições constitucionais, pelo diálogo interinstitucional e pelo estímulo à cooperação entre os órgãos
dos sistemas de Justiça e de Segurança Pública.
O desempenho de funções relevantes no âmbito federal, como Subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência da República e Advogado-Geral da Petrobras, evidencia preparo técnico e capacidade de enfrentamento dos desafios inerentes à condução das políticas públicas de justiça e segurança.
A indicação de um jurista baiano para o comando do Ministério da Justiça e da Segurança Pública também reafirma a relevância da tradição jurídica da Bahia e a contribuição do Nordeste para o cenário jurídico-institucional brasileiro.
O Ministério Público do Estado da Bahia deseja êxito ao novo Ministro da Justiça e da Segurança Pública no exercício de suas atribuições, em benefício da sociedade brasileira e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

