A prefeita de Itatim, Daiane dos Anjos, afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues chega bem posicionado para a disputa eleitoral de 2026 e que os prefeitos da base aliada demonstram satisfação tanto com o governo estadual quanto com a gestão do presidente Lula. A avaliação foi feita durante agenda institucional em que também comentou o início de sua atuação à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e a organização da Marcha dos Prefeitos do próximo ano, em Brasília.
Ao comentar a experiência inicial à frente da UPB, Daiane avaliou de forma positiva o início dos trabalhos. “Muito produtiva, dias de muito conhecimento, apesar que ontem foi o primeiro dia, mas ainda assim já foi de muita valia. É uma troca, né gente? A gente que está de fora traz a nossa visão para dentro da UPB e acaba também adquirindo”, afirmou. Para a prefeita, a entidade cumpre um papel estratégico ao vocalizar as demandas locais. “Representar os municípios da Bahia é sempre um prazer. A gente que conhece de perto as lutas, as causas e está dando o nosso melhor para poder ter vitórias”, disse.
Questionada sobre o cenário político de 2026, Daiane dos Anjos disse ver o governador Jerônimo bem posicionado e com respaldo dos prefeitos aliados. “Amigo, 2026 vai respirar a política, não tem outra pauta, mas eu vejo o governador muito bem posicionado, os prefeitos da base aliadas satisfeitos e trabalhar para que em 2026 seja uma vitória”, afirmou.
Ela ressaltou, contudo, que a UPB manterá postura institucional. “Enquanto a UPB, a instituição, a gente segue um lado mais neutro, a gente não pode levantar uma bandeira. A nossa causa é uma causa municipalista, é uma causa de todos os municípios”, disse. “E o que for o melhor para os municípios baianos, a UPB com certeza vai estar lutando para isso.”
Sobre a Marcha dos Prefeitos de 2026, tradicional mobilização em Brasília, a prefeita afirmou que a organização já começou nos bastidores e indicou que a principal bandeira será a redução da alíquota previdenciária. “Expectativa grande, já estamos nos movimentando nos bastidores, já estamos com outra causa grande para lutar, que é a diminuição da alíquota do INSS, que esse ano já está maior em 16%”, declarou.
Segundo Daiane, a reivindicação tem impacto direto na capacidade de investimento das prefeituras. “Vamos lutar para que os municípios baianos sejam de uma forma geral todos contemplados e de uma forma geral que esse dinheiro venha a sobrar para fazer mais investimentos nos municípios”, concluiu.

