Salvador, 11/01/2026 17:20

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Jerônimo diz preferir investir em teatros a comprar armas e cobra ação federal nas fronteiras

Foto: Amanda Ercilia/GOVBA
andre

Compartilhe:

google-news-follow

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que prefere direcionar recursos públicos para a construção de teatros, escolas e creches a investir na compra de armas para a polícia. A declaração foi feita em entrevista à revista Veja, ao comentar as estratégias do governo estadual para enfrentar os problemas de segurança pública, cujos indicadores são considerados mais preocupantes do que os registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Eu não gosto de usar dinheiro para comprar armas, em vez de fazer mais teatros, escolas e creches. Mas o crime organizado tem armamentos potentes. O Estado também precisa ter para enfrentá-lo”, afirmou o governador.

Na avaliação de Jerônimo, embora a segurança pública seja uma atribuição constitucional dos estados, o enfrentamento ao crime organizado exige uma atuação mais firme do governo federal, sobretudo no controle das fronteiras. Segundo ele, os esforços locais são insuficientes sem uma coordenação nacional capaz de conter a entrada de armas e drogas no país.

“A segurança pública requer responsabilidade dos estados, mas é preciso a mão organizadora da União. Por mais que cada estado faça sua parte, é necessário que o governo federal proteja as fronteiras”, disse.

O governador citou ainda exemplos para sustentar o argumento de que a violência no estado está diretamente relacionada a crimes de alcance nacional e internacional. “A Bahia não tem indústria de armas e, a cada operação, apreendemos grandes quantidades de fuzis. A Bahia também não tem laboratórios de produção de drogas, mas constantemente encontramos volumes muito grandes de entorpecentes”, declarou.

andre
Jornalista com experiência nas editorias de esporte e política, com passagens pela Premier League Brasil, Varela Net e Prefeitura Municipal de Laje. Apaixonado por esportes e música.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade