Salvador, 11/01/2026 22:12

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Prefeito de Alagoinhas destaca ações preventivas e investimentos em drenagem para enfrentar período chuvoso

Foto: Reprodução / Redes Sociais
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), concedeu entrevista à Rádio Ouro Negro FM nesta quarta-feira (7), na qual apresentou um balanço das medidas preventivas adotadas pela administração municipal para reduzir os efeitos do período chuvoso no município.

Segundo o gestor, as ações desenvolvidas ao longo de 2025 foram determinantes para que Alagoinhas enfrentasse os temporais recentes com prejuízos reduzidos. Entre as principais iniciativas, ele destacou investimentos na modernização da frota de serviços urbanos e na realização de diagnósticos mais precisos da rede de drenagem da cidade.

Carmo enfatizou a relevância da aquisição do carro super hidrojato com sugador, equipamento de alta potência utilizado pela Secretaria de Manutenção (Seman) para a limpeza e desobstrução de galerias pluviais e bueiros. O prefeito também citou o emprego de tecnologias avançadas de inspeção, como o Robodog e outros dispositivos robóticos, capazes de identificar obstruções internas em pontos de difícil acesso, o que possibilita intervenções mais eficazes.

“Fizemos esse trabalho em 2025 de forma muito intensa e conseguimos minimizar os impactos. Obviamente, quando temos vendavais, como o de domingo, fica mais complicado, mas do ponto de vista da drenagem e escoamento, estamos muito bem preparados. O secretário Cláudio [Manutenção] me dizia que não sabe como Alagoinhas viveu tanto tempo sem o carro hidrojato; ele é essencial hoje para a nossa limpeza preventiva”, afirmou o prefeito.

Além das ações emergenciais na área de infraestrutura, Gustavo Carmo destacou a preocupação da gestão com a preservação do patrimônio hídrico de Alagoinhas, reconhecido na Bahia pela qualidade de sua água. Conforme o prefeito, o ano de 2026 teve início com um cronograma ampliado de desassoreamento de rios e canais, com o objetivo de evitar obstruções ao fluxo das águas em áreas consideradas críticas.

O gestor ressaltou ainda que o processo de crescimento urbano do município precisa respeitar o lençol freático, mencionando o controle rigoroso do aterro sanitário e de outros sistemas de descarte como medidas essenciais para prevenir a contaminação do principal recurso natural da cidade.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade