O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou nesta terça-feira que o município dará início a um calendário amplo de eventos culturais em 2026, com foco na retomada e no fortalecimento das principais festas populares da cidade. A declaração foi feita durante o lançamento do Carnaval Antecipado 2026 no Centro de Cultura Adonias Filho.
Segundo o prefeito, o anúncio não se restringe ao Carnaval, mas a um conjunto de atividades que se estenderá ao longo do ano e envolverá diferentes segmentos culturais e religiosos do município.
“Hoje não é o lançamento do Carnaval, hoje é o lançamento de um calendário de eventos que acontece com a abertura da lavagem do Beco, com o Carnaval, você tem aí o Ita Pedro, você tem evento gospel, você tem evento na comunidade de vários bairros de matriz africanas”, afirmou Castro.
De acordo com o gestor, o planejamento anual tem sido tratado como estratégia administrativa e política, com o objetivo de consolidar Itabuna como polo cultural e turístico no sul da Bahia. Ele ressaltou que a realização dos eventos dependeu de articulação institucional e apoio financeiro de outras esferas de governo.
“Esse evento não daria para se realizar se não fosse apoio do Ministério do Turismo, do Governo Federal, se não tivesse o apoio do Governo do Estado na pessoa do governador e da Secretaria de Turismo, secretário Maurício Bacelar”, disse.
Augusto Castro destacou ainda que os custos relacionados às atrações musicais e à estrutura dos festejos serão integralmente financiados com recursos federais e estaduais. “É um evento, vou deixar claro, que é bancado em todas as bandas, trios, em 100% pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado”, afirmou.
O prefeito atribuiu o aporte de recursos ao diálogo político com parlamentares e ao envolvimento direto do governador da Bahia. “Fruto de quê? De articulação, deputado Paulo Magalhães colocou emenda, vários amigos deputados. O governador se empenhou muito, porque sabe da importância de Itabuna, sabe da tradição de Itabuna”, declarou.
Ao final, Castro projetou que o Carnaval de 2026 será um marco para a cidade. “Vamos realizar assim, o maior carnaval da história da nossa cidade”, concluiu.
