O vereador Sílvio Humberto (PSB), na condição de presidente de Honra e um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, recebeu do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), na sede do Poder Público Judiciário do estado,no CAB, o Prêmio Luiz Gama. A honraria, em sua segunda edição, homenageia personalidades e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos e na prestação de serviços à sociedade baiana. O ato ocorreu na última terça-feira (16).
Sob a liderança histórica de Sílvio Humberto, o instituto foi escolhido por unanimidade entre 39 organizações inscritas. A entidade homenageia o líder sul-africano Steve Biko, ícone da resistência contra o Apartheid. Durante a cerimônia, o vereador destacou o impacto social da instituição: “O Instituto Steve Biko, ao colocar a universidade como um sonho possível, permitiu que milhares de pessoas desfrutassem desse trabalho. Hoje, a Biko tem filhos e filhas espalhados por todos os lugares. Para nós, é uma honra imensa receber essa homenagem, tendo como referência o ícone Luiz Gama”, celebrou Sílvio Humberto.
Legado na Educação e Direitos Humanos
Fundado em 1992 por um grupo de jovens militantes, entre eles o próprio Sílvio Humberto, o instituto nasceu da convicção de que o combate ao racismo passa, obrigatoriamente, pela educação. A Biko foi pioneira no Brasil ao criar um curso focado na formação política e educacional de jovens negros para o ingresso no ensino superior. Esse trabalho já rendeu à instituição o Prêmio Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal e reconhecimento no Senado Federal.
A solenidade contou com apresentações do Coral do TJ/BA, do Grupo de Teatro Estudantil Rábula e palestra da pesquisadora Lisa Earl Castillo sobre a infância de Luiz Gama na Bahia.
