Salvador, 12/01/2026 02:14

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Reeleição de Jerônimo e Wagner e eleição de Rui: Éden Valadares destaca prioridades do PT para 2026

Jerônimo Rodrigues e Éden Valadares
Foto: Divulgação
edvaldo

Compartilhe:

google-news-follow

O secretário nacional de Comunicação do PT e ex-presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta sexta-feira (12) que a Bahia terá um papel central no projeto eleitoral do partido para 2026. Em entrevista ao Podinquest, Valadares detalhou os principais objetivos da sigla no estado e reforçou que ampliar a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os baianos será uma das metas prioritárias.

Segundo ele, a Bahia mantém, desde 2002, posição de destaque no desempenho eleitoral do PT nas disputas presidenciais. “Temos muito orgulho de, desde 2002, ser um dos principais estados de votação para o presidente Lula. Foi assim em 2002 e 2006 com Lula, 2010 e 2014 com Dilma, 2018 com Fernando Haddad e agora em 2022 novamente com Lula”, afirmou. Valadares destacou ainda a relação recíproca de apoio entre Lula e o eleitorado baiano: “O presidente tem muito carinho pelo povo da Bahia e o povo da Bahia tem muito carinho pelo presidente Lula”.

Além de fortalecer a votação presidencial, o dirigente listou como prioridades a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues — a quem chamou de “grande surpresa da política nacional” e “governador revelação” —, a recondução do senador Jaques Wagner e a eleição do ministro da Casa Civil e ex-governador Rui Costa para o Senado.

Para Valadares, esses objetivos compõem um projeto estratégico para consolidar a força do PT no estado e contribuir de maneira decisiva para o cenário nacional em 2026. “O Lula vai precisar de mais votos, vai precisar de mais apoio do povo da Bahia”, concluiu.

edvaldo
Jornalista. Formado pela UCSal, atua nas editorias de política e cultura. Tem passagens pelo A TARDE, Bnews, Rádio Sociedade da Bahia e outros veículos, baianos e nacionais.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade