O secretário nacional de Comunicação do PT e ex-presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta sexta-feira (12) que a Bahia terá um papel central no projeto eleitoral do partido para 2026. Em entrevista ao Podinquest, Valadares detalhou os principais objetivos da sigla no estado e reforçou que ampliar a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os baianos será uma das metas prioritárias.
Segundo ele, a Bahia mantém, desde 2002, posição de destaque no desempenho eleitoral do PT nas disputas presidenciais. “Temos muito orgulho de, desde 2002, ser um dos principais estados de votação para o presidente Lula. Foi assim em 2002 e 2006 com Lula, 2010 e 2014 com Dilma, 2018 com Fernando Haddad e agora em 2022 novamente com Lula”, afirmou. Valadares destacou ainda a relação recíproca de apoio entre Lula e o eleitorado baiano: “O presidente tem muito carinho pelo povo da Bahia e o povo da Bahia tem muito carinho pelo presidente Lula”.
Além de fortalecer a votação presidencial, o dirigente listou como prioridades a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues — a quem chamou de “grande surpresa da política nacional” e “governador revelação” —, a recondução do senador Jaques Wagner e a eleição do ministro da Casa Civil e ex-governador Rui Costa para o Senado.
Para Valadares, esses objetivos compõem um projeto estratégico para consolidar a força do PT no estado e contribuir de maneira decisiva para o cenário nacional em 2026. “O Lula vai precisar de mais votos, vai precisar de mais apoio do povo da Bahia”, concluiu.
