A pesquisadora e escritora Edna Soares lança nesta quinta-feira (4), às 17h, no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador, o livro “Diamantes não são para sempre – Memórias de uma família das Lavras Diamantinas”. A obra mergulha na trajetória de uma família da região, reunindo relatos emocionantes, documentos históricos e episódios que atravessam gerações.
Publicado pela Editora Girassóis, o livro apresenta histórias de amor, segredos familiares e tensões sociais em meio ao cenário marcado pela extração de diamantes e por profundas transformações culturais e políticas vividas pelo Brasil. Edna reconstrói personagens e contextos que ajudam a iluminar um dos períodos mais significativos da história baiana.
“Mais do que um relato histórico, o livro é um convite aos leitores para que explorem as próprias raízes e reflitam sobre os laços familiares e culturais que formam suas identidades. Tudo isso no contexto de uma pesquisa histórica rigorosa, que serve como pano de fundo para narrar a saga de nossos antepassados pelos caminhos baianos do diamante, de outras pedras preciosas e do ouro”, diz a autora.
Edna Maria Viana Soares é escritora e pesquisadora. Doutora em Letras, na área de Filologia e Crítica Textual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é autora de “Uma cidade dia sim, dia não: Salvador nas crônicas de Vasconcelos Maia”, publicado pelo selo Eduneb, e coautora da coletânea “Conexões Atlânticas 2024”, da In.Finita Editorial (Portugal). Viveu por alguns anos em Lisboa, aprofundando estudos sobre literatura, memória e arquivo.

