Na tarde desta terça-feira (), a prefeita Débora Regis se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) na Secretaria Municipal de Saúde (SESA), localizada na Faculdade Unime. O encontro teve como foco discutir pautas estratégicas para fortalecer o controle social em Lauro de Freitas, incluindo a reestruturação da sede do Conselho, a valorização dos trabalhadores que acompanham as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e a eleição da nova mesa diretora do órgão.
Entre as demandas apresentadas, estiveram a aquisição de equipamentos, como computadores, impressoras, máquina fotográfica e veículo, além da necessidade de reforma da sede do Conselho. Outro ponto destacado foi a solicitação do adicional de insalubridade para os trabalhadores do CMS, considerados essenciais por atuarem diretamente no atendimento à população e realizarem fiscalizações constantes nas unidades de saúde.
A prefeita Débora Regis ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento do controle social. “Agradeço a parceria de um Conselho que é presente, atuante e tem contribuído muito para fortalecer a gestão. O Conselho Municipal de Saúde exerce uma função essencial para o SUS. Nosso papel é garantir condições estruturais e de trabalho para que o órgão funcione de forma plena e independente. Vamos trabalhar para atender o que for possível, dentro da responsabilidade administrativa, para fortalecer ainda mais esse diálogo e melhorar os serviços para a população”, afirmou.
A secretária municipal de saúde, Elba Brito, destacou a importância do alinhamento entre gestão e controle social. “Construir políticas públicas de maneira compartilhada faz toda a diferença. O Conselho conhece a realidade das unidades e traz contribuições fundamentais. Reconhecemos a importância do Conselho no processo de construção e aprimoramento da saúde municipal. Essa reunião foi muito produtiva para alinharmos prioridades e estruturarmos caminhos que garantam um SUS mais eficiente em Lauro de Freitas”, afirmou.
O presidente do CMS, Antônio Roberto dos Santos, celebrou a oportunidade de diálogo. “Já buscávamos essa reunião com a prefeita. Graças a Deus, hoje conseguimos sentar aqui na Secretaria de Saúde, discutir estratégias para o controle social do município e traçar, junto com a secretária Elba e a equipe da prefeita, os caminhos que a saúde precisa seguir. Momentos como este são importantes para dialogar, construir políticas públicas e mostrar que o SUS é maior que tudo. Precisamos trabalhar juntos para levar uma saúde plena à população de Lauro de Freitas”, disse.
O encontro contou ainda com a participação do secretário da Casa Civil, Marcelo Abreu, e da secretária-chefe de gabinete, Fátima Barbosa, que acompanharam as discussões e reforçaram a necessidade de manter uma agenda permanente de diálogo, garantindo avanços contínuos nos serviços de saúde e o fortalecimento das políticas públicas no município.

